Abertura da Bienal Internacional do Sertão no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri
Data da publicação: 27 de setembro de 2023 Categoria: Notícias, Publicações, Sem categoriaA Bienal Internacional do Sertão – uma das exposições de arte mais importantes do país – acontecerá neste ano no Ceará! Abertura no dia 3 de outubro.
Desde a sua primeira edição, a Bienal se identifica e se diferencia pelo seu traço nômade, deslocando-se a cada vez em um lugar diferente daquela imensa região que compreende e atravessa vários estados e diferentes culturas, no Brasil. A Bienal, como lembra o criador da manifestação, surgiu pela necessidade de unir os artistas e as produções de arte contemporânea na/da região do sertão. De fato, aqui, sempre existiu a urgência de instaurar um novo modelo de gestão gratuita e livre de artistas de todas as nações, ampliando também a visibilidade da arte no país.
Por isso, desde o começo da Bienal, corresponde-se toda edição com um tema específico ponderado para cada região, “Educar a paisagem” é o título desta sexta edição: trata-se, mais uma vez, de uma possibilidade para reafirmar as inúmeras identidades da arte visual brasileira, propondo-se de misturar a produção artística mais recente de artistas residentes no país, convidando mantendo um diálogo aberto com outras culturas e inúmeras reflexões.
Nesta edição, a Bienal Internacional do Sertão conta com a participação de 4 artistas cearenses: Marcos Martins, Jane Batista, Rafael Vilarouca e Larissa Batalha. Além disso, é a primeira vez que a curadoria é assinada por um cearense, pelo discente do PPG-Artes da UFC: Lucas Dilacerda.
O evento conta com 39 artistas brasileiros, mais 9 representações internacionais, além de residências artísticas, performances, ativações, intervenções urbanas, cursos, seminários etc.