Exposição 1961.03 – Cartazes Europeus – 02/11/1961

(Transcrito do Catálogo)

É inegável que ao Museu de Arte da Universidade do Ceará está reservada a grande missão de elevar o nível artístico-cultural do nosso povo. Inaugurado há apenas dois meses, por ocasião das comemorações do sexto aniversário de instalação da Universidade do Ceará, o Museu começa a cumprir a sua importante tarefa, tendo marcado o primeiro grande tento, com a exposição do nosso famoso pintor Antônio Bandeira, que teve justa repercussão em todo o país.

Prosseguindo no programa que se traçou e fiel à nova técnica da Museologia, segundo a qual o museu deixou de ser um mero repositório de obras de arte para assumir uma orientação dinâmica, renovando-se contentemente, promovendo sempre exposições, oferecendo permanentemente ao público um interesse novo e um motivo de visitas, o MAUC toma agora uma iniciativa realmente valiosa, qual seja a de apresentar uma série de cartazes europeus.

Seria ocioso encarecer a importância que apresentam esses cartazes, recentemente adquiridos por representantes da Universidade do Ceará especialmente credenciados na Europa. Assinados por nomes como Matisse, Jacques Villon, Picasso, Van Dongen, Jean Lurcat e não faltando, entre eles, um representante cearense, o pintor Sérvulo Esmeraldo, há anos radicado em Paris, nessa mostra há que apreciar, além da parte gráfica, as excelentes reproduções de quadros de pintores famosos.

O Museu de Arte da Universidade do Ceará vai preenchendo, assim, a sua finalidade e continua a execução do programa estabelecido para o ano em curso.

Catálogo da Exposição Cartazes Europeus de Arte 1961