Exposição 2010.05 – Escola de Visitadoras de Alimentação – 09/03/2010

(Transcrito do Folder)

Tendo como base os fundamentos da alimentação racional e a tese da ignorância alimenta da população, desencadeiam-se, em meados da década de 1930, estudos com a finalidade de analisar as práticas alimentares dos brasileiros em duas relações com o desenvolvimento econômico e social do País, buscando caracterizar o problema alimentar brasileiro em suas consequências para o desenvolvimento socioeconômico, formulando um diagnóstico e prescrevendo soluções para tal conjunção de problemas.

Dentre essas prescrições, destacava-se a realização de “cruzadas alimentares” para ensinar a população, notadamente a classe trabalhadora, a se alimentar “corretamente”, de forma racional, o que resultaria na conformação de sujeitos fortes, robustos e sadios, necessários as desenvolvimento do país e a constituição da nacionalidade brasileira.

Nesse sentido, o governo Vargas cria em 1940 o Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS), com a meta de “melhorar a alimentação do trabalhador nacional e, consequentemente, sua resistência orgânica e capacidade de trabalho, mediante a progressiva racionalização de seus hábitos alimentares (…)”. (Decreto-Lei 2.478, de 05 de agosto de 1940). O SAPS tinha dentre seus objetivos realizar pesquisas, formar recursos humanos e ensinar a população a se alimentar “corretamente”. Para tanto, criou-se cursos de formação de nutrólogos, de nutricionistas e visitadoras de alimentação.

As visitadoras de alimentação eram moças formadas pela Escola de Visitação Alimentar Agnes June Leith para desenvolver atividades de educação alimentar nos restaurantes populares e nos postos de subsistência do SAPS, mas principalmente junto às famílias de operários e trabalhadores do meio urbano e rural.

Essa escola foi instalada na cidade de Fortaleza, ceará, no ano de 1944, onde funcionou formando visitadoras de alimentação, até 1966, ano em que o SAPS entrou em processo de extinção.

A presente exposição, organizada pela curadora Cláudia Sales de Alcântara, tem por finalidade levar ao público aspectos da trajetória dessa instituição de ensino e do SAPS, por meio do material iconográfico que foi reunido durante os trabalhos de campo da pesquisa de doutorado e educação de autoria de Marlene Lopes Cidrack. Está acrescida de documentos outros como livros sobre alimentação e nutrição publicados na época, cartilhas de educação alimentar, convite de formatura de turma de visitadoras. A referida pesquisa se insere em um programa de pesquisa mais amplo sobre a gênese do saber em alimentação e nutrição no Brasil, coordenado pelo professor José Arimateia Barros Bezerra e vincula-se ao Grupo de Estudos e Pesquisas AGostoS – Alimentação, Gostos e Saberes (www.agostosufc.wordpress.br), à Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC.