Exposição 2019.11 – Célebres Cordéis: oralidade e poesia – 05/08/2019

Exposição Célebres Cordéis no Mauc. Créditos: Saulo Moreno.

Em celebração ao folclore brasileiro, o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) apresenta a exposição Célebres Cordéis: Oralidade e Poesia, em cartaz do dia 05 de agosto ao dia 06 de setembro de 2019. A exposição foi organizada pela Biblioteca e Arquivo com o apoio da equipe do Museu, em parceria com a Biblioteca do Curso de Arquitetura e reúne cordéis, matrizes e xilogravuras que fazem parte do acervo do Museu de Arte. As obras apresentadas datam do final dos anos 50 ao início dos anos 60, e foram adquiridas pelo então Reitor Antônio Martins Filho. A coleção de cordéis e xilogravuras estão sob a guarda da Biblioteca e do Arquivo respectivamente, já as matrizes de xilogravura estão sob a guarda da reserva técnica. O objetivo da exposição é divulgar e dar visibilidade a esse acervo, bem como promover a arte e a cultura, em especial a literatura de cordel e a xilogravura, promovendo uma aproximação entre o acervo do MAUC, a arte e a cultura popular e a comunidade interna e externa.

Obras

Cordéis, xilogravuras e matrizes apresentadas na exposição, pertencem ao acervo da biblioteca, arquivo, e reserva técnica do Museu de Arte, respectivamente. Xilogravura do marca página e do material de divulgação, de autoria de Francisco Bandeira.

Créditos:

Organização: Auricélia França de Sousa, Juliana Maria Fernandes de Almeida, Neiliane Alves Bezerra
Arte: Francisco Bandeira
Diagramação: Talita Késsia
Braille: Maria Carlizeth da Silva
Pesquisador convidado: Gilmar de Carvalho
Cordelista convidado: João Pedro do Juazeiro
Apoio técnico: Graciele Karine Siqueira (direção), Maria Júlia Ribeiro, Helem Ribeiro, Kathleen Silveira, Saulo Moreno Rocha
Suporte na exposição e montagem: Raimundo Brito, Natália Silva, José Eudes Alves, Flavyanne Pereira de Sousa, Arthur Afonso de Castro, Karine Alves de Lima, Cibele da Silva Lessa, Naianne Ferreira da Silva, Barbara Hosana Pereira, Rômulo Santos, Educativo Museu
Impressão: Imprensa Universitária da UFC
Edição de vídeo e trilha sonora: Rádio Universitária da UFC