Exposição 2020.3 – Meninas do Rio – 18/01/2020

Meninas do Rio

Período: 17/01 a 14/02

A partir de 17 de janeiro foi inaugurada no Museu de Arte da UFC a exposição “Meninas do Rio”, individual do artista Ed Ferrera. Pintando o cotidiano das lavadeiras em cores intensas e perspectivas geométricas, o artista, radicado em Sobral, as 11 obras da exposição compõe uma série dedicada à temática, composto ao todo por 25 pinturas.

Personagem folclórica do nordeste brasileiro e figura central de sua pintura, as lavadeiras que Ed apresenta neste projeto nos permite lançar um olhar diferente sobre uma personagem cuja abordagem, quase sempre, está impregnada do fardo caricato da escassez. Essa série de pinturas é uma proposta/guia de uma caminhada pelo ambiente encantador da lavadeira, em que cores e formas se apresentam como balsamo ao olhar. Revelador de um percurso inexplorado pelo qual podemos ampliar os modos de ver e sentir o tema, inferindo, desse modo, em suas tessituras poéticas.

A exposição fica em cartaz até 14 de fevereiro, com entrada gratuita.

Saiba mais sobre o artista e suas obras acessando aqui a proposta da exposição!

Sobre o artista

Ed Ferrera é graduado em Língua Portuguesa com especialização em Arte-Educação pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e graduando em arte-educação pela Faculdade Integrada Grande Fortaleza – FGF – é Artista visual premiado (com obras em importantes acervos culturais como o do Museu Dom José e do Memorial da Educação Superior de Sobral – MESS) Arte-Educador (com contribuições na formação de professores na Escola de Formação Permanente do Magistério – ESFAPEM, na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, e, Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA), Produtor Cultural (idealizador e coordenador dos projetos Salão Cariré de Artes Visuais, premiado, e, Norte Bienal de Arte) e Curador (de importantes exposições como as três edições da norte bienal de arte. Desde o início dos anos 90 desenvolve projetos ligados a formação cultural e artística/visual no interior do Ceará. Atualmente é Produtor cultural e curador da empresa Norte Produção Cultural. Vive e trabalha em Sobral,CE.