Férias no MAUC 2ª edição: inscrições abertas!

26 de dezembro de 2019

Janeiro é mês de férias escolares e acadêmicas e o Museu de Arte da UFC preparou uma programação especial para acolher os seus diferentes públicos! Em sua segunda edição, o Férias no MAUC se consolida na programação da instituição e no calendário de nossos visitantes.

São mais de 200 vagas em oficinas e cursos em diversas linguagens artísticas e temas. Oficinas de pintura, bordado, linoleogravura, dentre outras, vão encher o museu de muita arte para todas as idades. Participe! Compartilhe com os/as amigos/as, familiares, traga toda a família para o Museu!

 

Inscrições

As atividades, listadas abaixo (cursos e oficinas), possuem períodos específicos e formulários próprios de inscrição. Fiquem atentos: os formulários só estarão liberados para preenchimento nos dias indicados no campo “Período de Inscrição”.

Instruções de inscrição 

  1. Antes de fazer a inscrição, verifique com cuidado se você terá disponibilidade para participar, observando data e horário, bem como se você está contemplado no “Perfil de Público” da ação!
  2. Aos participantes de atividades que ocorrerão em mais de um dia, é imprescindível ter 75 % de presença para garantir certificação;
  3. O interessado deve acessar o formulário específico disponibilizado como link no tópico logo abaixo com a informação sobre a Oficina/Curso na qual deseja participar;
  4. A equipe MAUC enviará um e-mail aos que tiverem inscrições deferidas e os inscritos devem responder a mensagem confirmando participação. ATENÇÃO: Inscrever-se não garante vaga na ação! Só serão selecionados os participantes que ficarem no número de vagas disponíveis e que tenham respondido ao e-mail de confirmação enviado pela equipe do museu;
  5. A Lista de Inscritos será publicada aqui no site e divulgaremos o link em nossas redes sociais.

Sobre a participação e faltas

  1. Recomendamos ao participante que chegue ao MAUC com 10 minutos de antecedência, para não ocorrer atraso no início da ação e para que a pessoa não encontre a atividade em andamento;
  2. Caso o participante tenha confirmado presença por e-mail e por algum motivo não puder participar da atividade: entrar em contato com a equipe MAUC por e-mail (mauc.inscricoes@gmail.com) ou por telefone (3366-7481) com no mínimo um dia de antecedência, para que possa ser convocado nome da Lista de Espera;
  3. O inscrito que não comparecer e não comunicar a ausência com no mínimo um dia de antecedência estará impedido de participar de atividades do MAUC que demandem inscrição por um período de dois meses.

Sobre certificação

  1. Caso o participante tenha interesse em receber certificado de participação, deverá encaminhar e-mail ao MAUC (mauc.inscricoes@gmail.com) com a solicitação.

Sobre a participação do público infantil

  1. Crianças de 0 a 12 anos deverão estar acompanhadas dos pais ou pessoa responsável.

Sobre os materiais

  1. É responsabilidade do participante ou do responsável por criança verificar a lista de materiais de cada atividade e providenciá-los, trazendo-os no dia da atividade.

 

ATENÇÃO: Fique atento/a à Caixa de Spam (Lixo) do seu e-mail, pois a mensagem enviada pela equipe MAUC pode não ir para a Caixa principal.

Utilizaremos o endereço de e-mail (mauc.inscricoes@gmail.com) para nossas comunicações.

 

Férias no MAUC – Programação (Janeiro/2020)

Cursos e Oficinas

 

07 a 09/01/2020

 

Oficina: Linhas e agulhas cantam o Ceará

Horário: 13:00 às 17:00 horas

Ministrantes: Expedita Ricarte e Nazaré Fraga

Ementa: Propiciar um espaço de convivência através da releitura de trechos de músicas de compositores cearenses que enaltecem o Ceará e produzir peças autorais utilizando tecido, linha e agulha.

Perfil do público: a partir de 16 anos

Vagas: 20

Período de inscrição: 26/12/2019 à 02/01/2020

Materiais: Tecidos, agulhas, linhas para bordado.

Formulário de Inscrição

Inscrições deferidas e Lista de espera

 

14/01/2020

 

Oficina: Linoleogravura

Horário: 13:00 às 17:00 horas

Ministrante: Francisco Bandeira

Ementa: Oficina de ensino e prática artística, com foco na utilização do Linóleo como matriz para produção de gravuras (linoleogravura).

Perfil do público: a partir de 15 anos

Vagas: 10

Período de inscrição: 26/12/2019 à 08/01/2020

Materiais: será fornecido pelo museu.

Formulário de Inscrição

Inscrições deferidas e Lista de Espera

 

15/01/2020

 

Oficina: Infância e Tecnologia

Horário: 13:00 às 17:00 horas

Ministrante: Sara Rebeca Aguiar

Ementa: É possível estabelecer uma relação saudável entre infância e tecnologia? Até os seis anos, é aconselhável que se poupe a criança da exposição. Porém, não tem sido possível para boa parte das famílias. Além do exemplo apreendido pelo comportamento dos pais, que manipulam celulares ou tablets durante muito tempo na frente das crianças, seja para cumprir obrigações profissionais, seja para facilitar o dia a dia de afazeres, as famílias com crianças estão sobrecarregadas, sem redes de apoio e imersas em uma época de apartamentos pequenos, condomínios com espaços limitados, insegurança na rua. Como driblar tudo isso? O curso se propõe à construção de soluções. Para famílias com crianças pequenas e/ou com crianças maiores, existem luzes no fim do túnel. Há meios alternativos à tecnologia, há tecnologias mais adequadas, de acordo com a idade, e deve haver o acompanhamento e as orientações tão necessários!

Perfil do público: Pais de crianças pequenas e/ou com crianças maiores

Vagas: 40

Período de inscrição: 26/12/2019 à 10/01/2020

Materiais: serão fornecidos pelo museu.

Formulário de Inscrição

Inscrições deferidas

 

Oficina: Câmara Escura

Horário: 13:00 às 17:00 horas

Ministrante: Carla Bianca Carneiro Amarante Correia

Ementa: A partir de vivências brincantes, com muita cor e expressão, os/as participantes produzirão a câmara escura, aquele suportezinho que inventou a fotografia e que pode inventar, até hoje, muitas histórias. A oficina é um produto da atuação da ministrante como educadora bolsista do Núcleo Educativo do MAUC durante o ano de 2019.

Perfil do público: crianças de 5 a 15 anos, acompanhadas dos responsáveis.

Vagas: 20

Período de inscrição: 26/12/2019 à 10/01/2020

Materiais (obrigatório que os responsáveis tragam): 

– Caixa de papelão (caixa de sapato)

– Lata (de alumínio) de leite em pó (pequena ou média)

– Papel manteiga (1 folha)

– Cola/Fita adesiva

– Cartolina preta

– Cartolinas coloridas

– Lápis de cor

– Giz de cera

Ficha de Inscrição

Inscrições deferidas e Lista de espera

 

16/01/2020

 

Oficina de Sashiko

Horário: 13:00 às 17:00 horas

Ministrante: Virgínia Hiromi Fukuda Viana

Ementa: Oficina de SASHIKO, técnica japonesa de bordado surgida no Japão em tempos de grande escassez. A dificuldade na obtenção de tecidos levou as classes menos favorecidas ao reuso e reaproveitamento. A proibição do uso de cores e estampas estimulou a criação de padrões inspiradas na natureza. Nos dias de hoje é uma técnica bastante utilizada em todo o mundo.

Perfil do público: a partir de 15 anos, com ou sem conhecimento de bordado

Vagas: 20

Período de inscrição: 26/12/2019 à 08/01/2020

Materiais: 

– agulha – tamanho: número 6;

– 1 novelo de linha Cléa 1000 cor 8176.

Ficha de Inscrição

Inscrições deferidas e Lista de Espera

 

21/01/2020

 

Oficina: Coleta Seletiva e brinquedos reciclados

Horário: 13:00 às 17:00 horas

Ministrante: Sara Rebeca Aguiar

Ementa: A ação dialoga com os valores difundidos pela empresa Vida Ciranda, que tem na educação para a sustentabilidade um dos seus pilares. Pretende-se realizar uma reflexão com as crianças presentes por meio da reutilização de materiais que, comumente, se joga no lixo comum. De maneira lúdica, mediados também por uma atividade com a literatura infantil, pretende-se conversar sobre coleta seletiva, simular a separação de materiais que deve ser feita em casa e, logo depois, disponibilizar os materiais da coleta para que as crianças possam criar brinquedos e brincadeiras. Além da consciência ambiental, quer se estimular a criatividade, a imaginação, a fantasia.

Perfil do público: a partir de 4 anos.

Vagas: 15

Período de inscrição: 26/12/2019 à 10/01/2020

Materiais: 

– materiais recicláveis: caixas de materiais diversos, pets, embalagens de produtos diversos.

– fita adesiva de empacotador

– durex colorido de várias cores

– cola de isopor

– cola bastão

– canetinhas

– lápis de cor

– gizes de cera

– palitos de churrasco

– palitos de picolé

– linhas coloridas de crochê

Ficha de Inscrição

Inscrições deferidas e Lista de espera

 

22/01/2020

 

Oficina de Isogravura para crianças

Horário: 14:00 às 16:00 horas

Ministrante: Núcleo Educativo/MAUC

Ementa: Oficina de ensino e prática artística, com foco na utilização do isopor como matriz para produção de gravuras (isogravura).

Perfil do público: de 4 a 15 anos.

Vagas: 20

Período de inscrição: 26/12/2019 à 10/01/2020

Materiais (obrigatório que os responsáveis tragam): 

– bandejas de isopor (das utilizadas em supermercado para acondicionamento de produtos)

Ficha de Inscrição

Inscrições deferidas

 

23/01/2020

 

Corpo em Movimento

Horário: 13:00 às 17:00 horas

Ministrantes: Wenderlany Pereira Castelo e Paula Thais Vale

Ementa: A oficina tem como foco proporcionar aos participantes uma experiência multidisciplinar ao trazer elementos e conceitos da linguagem visual por meio da Dança, onde em um primeiro momento será executado em conjunto uma série de roteiros de ações, a fim de explorar a consciência corporal dos participantes assim como as possibilidades de comunicação que surgem através do movimento. Durante a segunda etapa da oficina será realizada uma prática de desenho coletivo, na qual os participantes deverão fazer uma representação visual dos movimentos e temas explorados durante a oficina, através das técnicas do desenho e da pintura. Espera-se que ao longo do processo os participantes possam se expressar, entender e praticar novas formas de se comunicar pensando a visualidade ao aliar o corpo e o desenho/pintura.

Perfil do público: a partir de 16 anos

Vagas: 20

Período de inscrição: 26/12/2019 à 10/01/2020

Ficha de Inscrição

Inscrições deferidas e Lista de Espera

 

24/01/2020

 

Possibilidades poéticas com arteterapia

Horário: 13:00 às 17:00 horas

Ministrante: Amanda Sales e Brena Marques (Arte & Terapias)

Ementa: Explorar a relação da literatura com artes visuais, utilizando principalmente o capítulo “Arte em Exposição” do livro “Farewell” de Carlos Drummond de Andrade. Através das possibilidades que a poesia permite, fazer atividades de autoconhecimento e imergir na experiência de criação através da colagem.

Perfil do público: a partir de 16 anos

Vagas: 20

Período de inscrição: 26/12/2019 à 10/01/2020

Ficha de Inscrição

Inscrições deferidas e Lista de espera

 

28/01/2020

 

Oficina de pintura e monotipia

Horário: 13:00 às 17:00 horas

Ministrante: Francisco Bandeira 

Ementa: Oficina de ensino e prática artística, focada na produção de pinturas e monotipias a partir de guaches e outros materiais manipuláveis por crianças.

Perfil do público: a partir de 6 anos

Vagas: 20

Período de inscrição: 26/12/2019 à 10/01/2020

Ficha de Inscrição

Inscrições deferidas

 

29/01/2020

 

Botando boneco

Horário: 13:00 às 17:00 horas

Ministrante: Milena Fernandes

Ementa: Com apenas garrafas pet, fita, tintas e retalhos é possível dar vida à inúmeras personalidades. O teatro de bonecos começa com a confecção das personagens, desenvolvendo as habilidades artesanais dos participantes, compreendo a importância de reciclar materiais plásticos e exercitando a capacidade lúdica de transformar objetos inanimados em histórias pra contar, mantendo viva a tradição do nosso Cassimiro Coco.

Perfil do público: a partir de 16 anos

Vagas: 20

Período de inscrição: 26/12/2019 à 10/01/2020

Materiais:

– garrafas pet (pitchulinha)

– retalhos de tecido (mínimo de 30cmX15cm )

-linhas e agulhas

Ficha de Inscrição

Inscrições deferidas

 

30 e 31/01/2020

 

Oficina: Direitos culturais

Horário: 13:00 às 17:00 horas

Ministrante: Marianne Freire

Ementa: Fundamentação teórica e legislativa do campo dos direitos culturais. O direito cultural na vida prática e pública. Diversidade Cultural. Liberdade de Expressão e Direito à Expressão Artística.

Perfil do público: Estudantes, Pesquisadores, Produtores Culturais, Trabalhadores da Cultura em Geral.

Vagas: 40

Período de inscrição: 26/12/2019 à 10/01/2020

Ficha de Inscrição

Inscrições deferidas

 

31/01/2020

 

Oficina de Dança: Laboratório de Pesquisa Corporal 

Horário: 13:00 às 17:00 horas

Ministrante: Lyz Vedra

Ementa: A oficina acontece enquanto laboratório de pesquisa corporal. A partir de uma perspectiva somática, compreendendo corpo como um ecossistema em que tudo se conecta e se relaciona de maneira em que os sistemas corporais se contagiam mutuamente, bem como corpo e pensamento. Diante dessa perspectiva, iremos desenvolver algumas práticas de experimentação, criação e composição de movimento, interligando a dimensão do gesto, da sensação e da imaginação. Abordando o corpo enquanto corporeidade, o que possibilitará criação e investigação do mover de cada um, abarcando suas multiplicidades e atravessamentos, o que também abre possibilidade de invenção e reinvenção de si  e do mundo. Ao final desse processo de pesquisa, haverá registro e compartilhamento da experiência de cada um.

Perfil do público: A oficina é voltada para estudantes, pesquisadores, artistas da dança e pessoas em geral que se interessam pelo movimento. A partir de 16 anos.

Vagas: 20

Período de inscrição: 03/01/2020 à 10/01/2020

Ficha de Inscrição

Inscrições deferidas

Marcadores: