Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2019.06 – Literatura técnica versa sobre termos inerentes ao fazer arquivístico

Após anos de trabalho, o Arquivo Nacional lançou em 2005 o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, obra de grande relevância para profissionais que, direta ou indiretamente, estão envolvidos com as atividades, o ensino e a pesquisa na área dos arquivos.
A literatura técnica é fruto de um projeto que começou a ser idealizado pelo Conselho Internacional de Arquivos que tinha como meta principal estruturar, com equivalências em seis idiomas, o primeiro dicionário de termos arquivísticos.

           Dicionário de Termos Arquivísticos.

No I Congresso Brasileiro de Arquivologia, em 1972, um grupo de especialistas divulga o primeiro estudo sistematizado de terminologia arquivística feito no País.
Em 1990, o Arquivo Nacional instituiu um grupo de trabalho com o intuito de agilizar os estudos em curso no Brasil, concluindo seu trabalho em 2005.
A obra, disponível em  alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português de Portugal, é composta de um prefácio, uma introdução, o dicionário com 462 termos arquivísticos, a bibliografia utilizada na sua elaboração e índices por idioma.
Acesse seu conteúdo desta na íntegra clicando em: http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf

 

 

 

Por Carlizeth Campos, com a participação de Kathleen Silveira (seleção de imagens), ambas Assistentes Administrativas do Mauc.
26/06/2019

Acessar Ir para o topo