2019.06 – Memory of World: Trabalhando em prol da preservação do patrimônio documental de todo o mundo!

Imagine o que aconteceria com a história da humanidade se todo o patrimônio documental do mundo fosse destruído! Se todo o acervo dos museus, bibliotecas e arquivos fossem danificados! Pensando nisso, a UNESCO criou o programa Memory of World (Memória do Mundo), que tem como objetivo preservar e dar acesso público a memória coletiva e documentada de todos os povos da humanidade.

O programa foi criado a partir da preocupação de Frederico Mayor Zaragoza que, como Diretor-Geral da UNESCO, viu os efeitos da destruição da Biblioteca de Sarajevo, em 1992, durante a Guerra da Bósnia. Na ocasião, cerca de dois milhões de livros, periódicos e documentos, muitos deles raros ou únicos, foram danificados, configurando uma perda de valor incalculável. A percepção de que a maior parte da memória dos povos está contida em documentos bibliográficos e arquivísticos fisicamente frágeis e em constante risco por desastres naturais, guarda inadequada, roubos e guerras, exigia respostas que assegurassem a identificação desses acervos, sua preservação e acesso público.

Vários países contam com um comitê do Memory of World em seu território nacional. Esses comitês trabalham para a realização dos objetivos do programa dentro de seu âmbito geográfico. Os objetivos e documentos reguladores gerais do Programa são definidos pela UNESCO. Austrália, Áustria, Barbados, Bélgica, Brasil, Bulgária, Chile, Costa Rica, Alemanha, França, El Salvador, Irã, Israel, Japão, México, Marrocos, Peru, Filipinas, Senegal e África do Sul são alguns dos 73 países que participam do Programa.

A criação de um comitê nacional do Memory of World no Brasil contou com o apoio da UNESCO e do Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Ciências (IBECC). Representantes de diversos órgãos, entre eles o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Biblioteca Nacional (BN) e Arquivo Nacional (AN) reuniram-se no começo da década de 2000 para apresentar uma proposta de criação do Comitê Nacional do Memory of Word no Brasil (MoWBrasil).

O Ministério da Cultura concordou em respaldar e apoiar as atividades do futuro Comitê que foi criado pela portaria MinC nº 259, de 2/9/2004. O texto da portaria de sua criação define como seu principal objetivo “[…] assegurar a preservação das coleções documentais de importância mundial, por meio de seu registro na lista do patrimônio documental da humanidade, democratizar o seu acesso e criar a consciência sobre a sua importância e a necessidade de preservá-lo”.

Graças à criação deste comitê, os acervos brasileiros ganharam registro no MoW em nível nacional (93 acervos), regional (19 acervos) e internacional (7 acervos).

Selo Memória do Mundo concedido pela UNESCO ao Arquivo Histórico Jean-Pierre  Chabloz em 2016.

O Mauc tem a honra de ter em seu acervo o arquivo histórico do artista plástico Jean Pierre Chabloz, contemplado em 2016 com o selo Memory of World pela importância e relevância temática de suas obras. Para mais informações acesse a página do Arquivo Institucional do Mauc: https://mauc.ufc.br/arquivo/

Informações mais detalhadas sobre o Programa no site da UNESCO: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/digital-transformation-and-innovation/memory-of-the-world-programme/.

Por Carlizeth Campos, com a colaboração de Kathleen Silveira (seleção de imagens), ambas Assistentes Administrativas do Mauc.
19/06/2019