2019.09 – Centenário de nascimento de Estrigas é celebrado no Mauc

Amanhã, dia 19 de setembro, o Museu de Arte da UFC (Mauc) inicia as comemorações dos 100 anos de nascimento do artista plástico cearense Estrigas.
Nilo de Brito Firmeza, mais conhecido como Estrigas, nasceu em Fortaleza-CE no dia 19 de setembro de 1919, filho de Hermenegildo Brito Firmeza e Bárbara Brito Firmeza.
Entre os anos de 1935 e 1942 cursou o Ensino Fundamental e o Pré-Médico no Liceu do Ceará, onde recebeu o apelido de “Estriguine”, nome de um artista circense muito conhecido na época.
Em 1947 formou-se em Odontologia na Escola de Farmácia e Odontologia do Ceará. Três anos depois tornou-se aluno do curso livre de desenho e pintura da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), época em que passa a ser chamado de Estrigas. Já em 1952, Estrigas participa da primeira edição do Salão dos Novos, o que acontece também no ano seguinte.
Em 1953, à frente da SCAP, cria a Escola de Belas Artes do Ceará nos mesmos moldes do Rio de Janeiro, projeto que durou apenas dois anos. Nesse mesmo período e ambiente, conhece a pintora Nice Firmeza, com quem manteve um relacionamento de afeto e amizade.
Estrigas realizou sua primeira mostra individual no ano de 1957 na já extinta Livraria Renascença.
Em 1961 foi convidado a participar da exposição de inauguração do Mauc. Neste mesmo ano também teve obras expostas no 10º Salão Paulista de Arte Moderna. O casamento com a pintora Nice Firmeza se deu também em 1961.
Estrigas voltou a expor no Mauc em 1972, 1975, 1993, 2007 e 2012.
O artista recebeu diversas homenagens, dentre elas citamos: no Salão de Abril de 1980, 1988, 1996 e 1999; no Salão dos Novos e na Assembleia Legislativa em 2000; no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e livraria Livro Técnico em 2001 e na Universidade Estadual do Ceará em 2010; ano em que o Sistema Verdes Mares de Comunicação contemplou Estrigas com o Troféu Sereia de Ouro.
Crítico de arte e pesquisador, Estrigas escreveu vários livros, compondo uma rica bibliografia sobre a arte cearense do século XX da qual fazem parte “Arte: Aspectos Pré-Históricos no Ceará” (1969), “Fase Renovadora na Arte Cearense” (1983), “A Saga do Pintor Francisco Domingos da Silva” e “Contribuição ao Reconhecimento de Raimundo Cela”(1988), “Barrica: o Alquimista da Arte” (1993), “Salão de Abril: História e personagens” (1994), entre outros.
Para expressar seu talento artístico, Estrigas utilizou técnicas como aquarela, desenho e pintura a óleo. Suas obras retratam cenas urbanas, paisagens, casais, cangaceiros, pássaros e outros animais.
Estrigas faleceu aos 95 anos de idade no dia 02 de outubro de 2014 em Fortaleza, deixando um legado de mais de 64 anos de intensa atividade artística que enriquece a cultura e a arte do povo cearense.

Se você ainda não teve a oportunidade de apreciar o excelente trabalho deste ilustre artista plástico, visite a exposição “100 Estrigas”, em cartaz no Mauc de 19 de setembro a 18 de outubro deste ano.

A iniciativa da comemoração do centenário de Estrigas é da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e do Minimuseu Firmeza. A programação tem o apoio da Universidade Federal do Ceará – UFC, do Museu de Arte da UFC – Mauc, da Secretaria Municipal de Cultura (SECULTFOR); do Sobrado José Lourenço; do Museu do Ceará; do Porto Iracema das Artes; da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco; da Galeria Multiarte; do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (INESP) e da TV Assembleia.

Contamos com sua honrosa presença!!!

Maiores informações: www.mauc.ufc.br.

Por Carlizeth Campos, com a colaboração de Kathleen Silveira (seleção de imagens e texto), ambas Assistentes Administrativas do Mauc.

18/09/2019