2019.09 – Movimento literário do final do século XIX impulsiona o surgimento da Academia de Letras mais antiga do Brasil

Academia Cearense de Letras promove a difusão da literatura brasileira no Ceará há mais de 125 anos.

Você já ouviu falar do movimento artístico e literário que ficou conhecido como Padaria Espiritual? Ocorrido em 1892, tinha como missão primordial despertar na alma dos brasileiros o gosto pela literatura e pela arte.
Essa agremiação literária impulsionou o surgimento da Academia Cearense de Letras (ACL), primeira academia do gênero no Brasil.
Fundada em 15 de agosto de 1894, a ACL vem realizando várias ações para aproximar a sociedade cearense do mundo das Letras. São palestras, seminários, simpósios, conferências, cursos, entre outros eventos literários.

A Instituição também conta com o rico acervo da Biblioteca Justiniano de Serpa e com o Memorial Antônio Martins Filho, espaço onde são homenageados os acadêmicos que já faleceram.
A Academia Cearense de Letras começou com 27 membros. Hoje sua equipe é formada por 40 acadêmicos titulares, além dos acadêmicos honorários e dos sócios correspondentes.

Sediada no Palácio da Luz desde 1989, a ACL abriga outras entidades do gênero literário que ainda não têm sede própria.

Atualmente a ACL está sob a presidência da escritora e ex-professora da Universidade Federal do Ceará, Ângela Gutierrez, primeira mulher a estar a frente da entidade literária.

Visite este importante centro cultural de utilidade pública e conheça de perto o brilhante trabalho que vem sendo realizado há mais de 125 anos no nosso Estado.
Maiores informações no site da Instituição: www.academiacearensedeletras.org.br.

Por Carlizeth Campos, com a colaboração de Kathleen Silveira (seleção de imagens e texto), ambas Assistentes Administrativas do Mauc.

04/09/2019