Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2019.09 – Sobrado com três pavimentos erguido no século XIX torna-se centro das artes visuais em Fortaleza

A construção de imóveis residenciais em estilo europeu marcou profundamente a arquitetura urbana de Fortaleza na segunda metade do século XIX. Um desses imóveis é o sobrado do médico sanitarista José Lourenço. Com quase 800 metros quadrados de extensão e três pavimentos, o imponente imóvel foi erguido na Rua Palma – hoje Major Facundo -, centro da capital cearense. No primeiro pavimento funcionava seu consultório médico; os dois últimos José Lourenço morava com a família.

José Lourenço de Castro Silva nasceu em 1808 no município cearense de Aracati e faleceu no dia 13 de agosto de 1874 em Fortaleza. Com sua morte, o luxuoso imóvel foi alugado para o então Tribunal da Relação do Ceará, atual Tribunal de Justiça do Estado. Além de sediar o tribunal, o imóvel também funcionou como oficina de marcenaria, loja de sombrinhas, entre outras funções sociais.

Em 2004 o prédio foi tombado como patrimônio público pela Secretaria de Cultura do Ceará, sendo restaurado em 2006. O excelente trabalho de restauração realizado pelo arquiteto Domingos Linheiro e demais colaboradores trouxe de volta a beleza arquitetônica do imóvel.

No dia 31 de julho de 2007, o Sobrado Dr. José Lourenço abre suas portas com um novo propósito: promover a difusão e fruição das artes visuais nas mais diversas linguagens e segmentos artísticos.

Por meio de cursos, palestras, workshops, seminários, oficinas e exposições, a Instituição vem cumprindo há mais de 12 anos de atividades sua missão artística e cultural, estreitando os laços entre o mundo das artes visuais e a comunidade cearense.

Quer viver uma experiência que vai fazer você voltar ao século XIX em pleno século XXI? Visite o Sobrado Dr. José Lourenço. Além de apreciar sua formosa arquitetura neoclássica, você conhecerá de perto a exposição em cartaz e todo o trabalho que vem sendo realizado pela equipe deste importante centro das artes visuais, localizado na rua Major Facundo, 154, Centro de Fortaleza. Maiores informações no perfil da Instituição no Facebook: https://www.facebook.com/SobradoJL/ .

Por Carlizeth Campos, com a colaboração de Kathleen Silveira (seleção de imagens), ambas Assistentes Administrativas do Mauc.

11/09/2019

Acessar Ir para o topo