2019.10 – Teatro São José, uma história que nasceu da necessidade de promover lazer e cultura à comunidade menos favorecida de Fortaleza

Foto: Thiago Matine (Secultfor)

O Teatro São José, equipamento cultural com mais de cem anos de existência, nasceu com o nobre propósito de proporcionar momentos de cultura e lazer à comunidade menos favorecida de Fortaleza.

Tudo começou em 1914, quando o padre Guilherme Wassen e um grupo de operários decidiram construir, em um terreno baldio ao lado da Igreja da Prainha, o tão sonhado teatro.

Peças, sessões de cinema, dramas e jogos eram apresentados em um galpão para angariar verbas para a construção, que foi concluída em 1915, ano em que o Teatro foi inaugurado.

A partir de então o Teatro passou a promover diversos eventos culturais e artísticos com companhias locais e de outros Estados, atraindo um grande público à Instituição. A maior parte das obras do cearense Carlos Câmara ganharam vida nos eventos promovidos pelo Teatro.

O Teatro também evoluiu na sua estrutura arquitetônica. Com a última reforma, realizada entre os anos de 2016 e 2018, novos espaços foram criados e outros foram restaurados. Hoje a Instituição dispõe de cafeteria, banheiros, salas multiuso, bilheteria, pátio externo com áreas de convivência, entre outros espaços. O palco recebeu novo tablado, nova iluminação e sonorização. O espaço reservado para a plateia possui capacidade para 346 lugares em assentos retráteis em madeira revestidos de tecido bordô.

A cerimônia de reinauguração, realizada de 19 a 30 de setembro de 2018, contou com uma programação bem eclética que incluiu atrações musicais, teatrais, de dança, de humor, entre outros segmentos artísticos.

O Teatro sediou muitos outros eventos depois de sua reinauguração. De 19 a 28 de outubro, por exemplo, sediou a VI Bienal Internacional de Dança do Ceará. Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro foi a vez das eliminatórias do 1º Festival da Música de Fortaleza.

De 9 a 11 de outubro deste ano o Teatro São José sediará o IX Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor). A programação do evento contará com debates, palestras e mesas redondas, além de oficinas realizadas em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (IPHAN-CE) e com o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC). Confira a programação completa do evento clicando aqui.

Por Carlizeth Campos, com a colaboração de Saulo Moreno (seleção de imagens ), Assistente Administrativo e museólogo do Mauc, respectivamente.

03/10/2019