Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2019.11 – Escravidão no Ceará é tema principal de mais um museu do município de Redenção

No post da semana passada iniciamos uma série de quatro publicações que abordam sobre a dura realidade vivida pelos negros durante o longo período escravagista no nosso País.
Tivemos como primeiro cenário dessa triste história o Museu Senzala Negro Liberto, localizado no município cearense de Redenção.
No post de hoje você conhecerá o segundo cenário deste importante fato histórico: o Museu Memorial da Liberdade. Você já teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado por este museu?

Imagem: Prédio Museu Histórico Memorial da Liberdade. (Fonte: divulgação)

Prédio Museu Histórico Memorial da Liberdade. (Fonte: divulgação)

Inaugurado no dia 28 de dezembro de 1997, o Museu Histórico Memorial da Liberdade nasceu com o nobre propósito de resgatar e preservar a memória de um fato histórico que mudou profundamente a sorte dos escravos do nosso Estado. Você lembra desse fato?
Tudo começou com o movimento abolicionista no Ceará, que ganhou força no final da década de 1970 e início da década de 1980, contando com o apoio de muita gente importante da época.
No dia 1º de janeiro de 1883, a pequena Vila de Acarape, na então província do Ceará, declarou livres todos os seus 117 cativos e decretou o fim da escravidão dentro de seus limites.
O Museu Histórico Memorial da Liberdade tem em seu acervo o documento que foi enviado ao presidente da Província do Ceará, Domingos Antonio Rayol, comunicando esse importante fato histórico.
Maiores informações sobre o Museu Histórico Memorial da Liberdade e a luta pela libertação dos escravos no Ceará você pode encontrar no blog da Instituição: http://museumemorialdaliberdade.blogspot.com.br/.

 

Por Carlizeth Campos, com a colaboração de Kathleen Silveira (seleção de imagens), ambas Assistentes Administrativas do Mauc.

13/11/2019

 

Acessar Ir para o topo