Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2020.02 – Obra famosa do pintor holandês Johannes Vermeer inspira uma excelente produção cinematográfica

Você já ouviu falar no pintor Johannes Vermeer? Johannes nasceu em 1632 em Delft na Holanda. Filho de comerciante de arte, dedicou sua vida à mesma profissão do pai.

Famoso pelo realismo em suas telas, Johannes é um expoente do movimento barroco.

Uma de suas obras mais conhecidas é o belo quadro intitulado “Moça com brinco de pérola”, que inspirou o filme de hoje, de mesmo título.

O filme conta a história de Griet, uma moça de 17 anos do século XVI que, para ajudar a família a superar as dificuldades financeiras, decidiu trabalhar na casa de Johannes.

Ao observá-la trabalhando em seu ateliê, Johannes faz dela sua fonte de inspiração para produzir o referido quadro.
A presença constante de Griet no ateliê do artista desperta em sua esposa e em seu mercenas um ciúme avassalador. Essa situação preocupa Peater, namorado de Griet.

Dirigido por Peter Webber, o filme foi produzido em 2003, tendo como atores principais Colin Firth (Johannes Vermeer), Scarlett Johansson (Griet), Cillian Murphy (Pieter), Essie Davis (Catharina Bolnes Vermeer), Gabrielle Reidy (mãe de Griet), Joanna Scanlan (Tanneke) e Chris McHallem (pai de Griet), entre outros.

Reserve um tempinho neste final de semana para acompanhar todas as emoções vividas por Griet nesta belíssima produção cinematográfica!

 

Por Carlizeth Campos, assistente em administração
14.02.2020

Acessar Ir para o topo