2019.08 – Palacete Thomaz Pompeu Sobrinho: Artes e Ofícios em um só lugar!

Você já teve a oportunidade de conhecer de perto a arquitetura dos sobrados, palacetes e mansões construídas em Fortaleza na primeira metade do século XX?

No nosso post de hoje vamos conversar sobre uma dessas edificações: o Palacete Thomaz Pompeu Sobrinho.

Construído em estilo Art Nouveau italiano, o imóvel levou cinco anos para ser concluído (de 1924 a 1929), servindo de residência para o engenheiro Thomaz Pompeu Sobrinho e sua família até 1967.

Em 1968 o imóvel ficou sob a custódia do Governo do Estado do Ceará.

Trinta e quatro anos depois o palacete abre suas portas para a inauguração da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. Todos os espaços do palacete foram adaptados para abrigar salas de aula, biblioteca, ilha digital, salas de exposição e ateliês artísticos, sem comprometer a originalidade da edificação.

Vinculada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e gerenciada pelo Instituto Dragão do Mar, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho  promove cursos, minicursos e oficinas em três áreas de formação: conservação e restauro de bens culturais (publicações, telas, esculturas, pinturas de edificações), técnicas de gravura (xilogravura, gravura em metal, litogravura, serigrafia) e artesanato (vestiário, adornos, utilitários), destinados preferencialmente a jovens que estudam em escolas públicas e/ou vivem em situação de vulnerabilidade social.

A Escola Thomaz Pompeu Sobrinho está aberta à visitação de terça a sexta-feira em dois horários: das 9hs às 11hs e das 14h30 às 16h30. Agende sua visita e conheça de perto este belo trabalho!Maiores informações: www.eao.org.br.

Por Carlizeth Campos, Assistente Administrativa do Museu de Arte da UFC.