MAUC realiza 1ª Jornada de Práticas Educativas e Científicas

Data de publicação: 10 de dezembro de 2019. Categoria: Eventos, Notícias

Nesta terça-feira (10), o Museu de Arte da UFC realiza a sua 1ª Jornada de Práticas Educativas e Científicas, com o objetivo de apresentar à universidade e à sociedade o trabalho desenvolvido na instituição. Serão 6 mesas, com 19 apresentações de 19 discentes da UFC e UECE, de diferentes cursos.

O evento apresenta os resultados dos trabalhos desenvolvidos no Arquivo Institucional e Jean-Pierre Chabloz, na Biblioteca Floriano Teixeira e nos Núcleos de Comunicação e Educativo, todos setores do MAUC. As pesquisas e práticas divulgadas no evento foram financiadas através de bolsas das Pró-Reitorias de Planejamento e Administração (Bolsas PIBI/PROPLAD), Assuntos Estudantis (Bolsas BIA/PRAE) e Extensão (Bolsas Extensão/PREX), além de trabalhos resultantes dos estágio da disciplina Ação Educativa Patrimonial, do curso de História, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ministrada pela Prof.ª Berenice Abreu.

Segundo Graciele Siqueira, diretora do museu, “esta Jornada de Práticas foi idealizada com o objetivo de apresentar à Equipe Mauc, à Universidade Federal do Ceará e à sociedade cearense a produção acadêmica e os resultados dos trabalhos desenvolvidos setorialmente ao longo de 2019; preparar os bolsistas para participação nos Encontros Universitários; integrar os bolsistas e os programas; confraternizar e reconhecer publicamente a importância e a qualidade do trabalho desenvolvido pelos coordenadores e por estes jovens dentro do principal museu universitário da UFC.”.

A Jornada conta com o apoio da PROPLAD, PRAE e PREX, além da PROGEP, UFC Inclui e da Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional. Apoia também a iniciativa o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE).

Confira a programação completa clicando no Caderno de Resumos e Programação do evento.

Projetos e bolsas participantes do evento:

Bolsas de Extensão – Pró-Reitoria de Extensão (PREX)

Projeto: “MAUC: uma nova recepção estética” – Coordenação: Graciele Karine Siqueira – Estudantes: Carina de Freitas Torquato (Biblioteconomia/UFC); Talita Kézia de Sena (Design/UFC); Thainá da Silva Mota (História/UFC).

Programa Institucional de Bolsas de Inovação (PIBI) – Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD)

Projeto: “Canal Educativo do Museu de Arte” – Coordenação: Graciele Karine Siqueira – Estudantes: Carla Bianca Amarante Correia (História/UFC); Igor Eduardo de Lima Moreira (Pedagogia/UFC); July Araújo Dionizio (Letras Libras/UFC); Maria Victória Soares Pereira (História/UFC); Thaís Cândido Vieira (Letras Português-Italiano/UFC).

Projeto: “Comunicando Arte e Cultura na UFC” – Coordenação: Helem Cristina Ribeiro de Oliveira Correia – Estudante: Rômulo dos Santos Sampaio (Cinema e Audiovisual/UFC).

Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA) – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE)

Projeto: “Preservação e conservação de acervos bibliográficos e documentais” – Coordenação: Auricélia França de Souza Reis – Estudantes: Arthur Afonso de Castro (Administração/UFC); Bárbara Hosana Pereira (Letras Espanhol/UFC); Maria Flavyanne Pereira de Sousa (Letras Português-Inglês/UFC).

Projeto: “Organização, descrição e catalogação dos documentos históricos” – Coordenação: Juliana Maria Fernandes de Almeida – Estudantes: Cibele da Silva Lessa (Biblioteconomia/UFC); Karine Alves de Lima (Design/UFC); Nayane Ferreira da Silva (Biblioteconomia/UFC).

Projeto: “Ação Educativa Integrada no Museu de Arte da UFC” – Coordenação: Saulo Moreno Rocha – Estudantes: Clotilde Mariana Campos Santos (História/UFC); Daniela Jasmim Nish (Biblioteconomia/UFC).