2020.03 – Município cearense dispõe de um paraíso natural que possui mais de 60 anos de existência!

O post de hoje será dedicado ao Parque Nacional de Ubajara (PNU), um paraíso natural localizado na Serra da Ibiapaba, estado do Ceará.
Com mais de 60 anos de criação e uma área territorial que se estende por 6.288 hectares, o PNU possui uma rica vegetação com dois ecossistemas diferentes: mata úmida e mata seca. Na mata úmida é fácil encontrar espécies que são típicas da Floresta Tropical Amazônica, como o cedro e o babaçu. Espécies que são típicas da caatinga, como o jatobá, o angico e o marmeleiro, são encontradas na mata seca. A transição entre esses dois ecossistemas (mata úmida e mata seca) forma um terceiro ecossistema, rico em biodiversidade.
A fauna da região compõe-se de insetos, aves e répteis, entre outras espécies.
As cachoeiras de Cafundó, Gavião e Murimbeca, com quedas d’água de mais de 70 metros de altura, tornam as excursões ecológicas mais agradáveis.
A Gruta de Ubajara, com 75 metros de profundidade e 1.200 metros de extensão, o Morro do Céu, com 820 metros de altura, e a Pedra de Itagurussu, nascente da cascata de Pirangi, são outras maravilhas naturais do Parque Nacional.
Até 2015, o acesso à gruta dava-se por meio do bondinho elétrico conhecido como Teleférico.
Desde que o bondinho foi desativado, o acesso à gruta e aos demais espaços é realizado pelas trilhas e matas do Parque Nacional, sob a coordenação e supervisão da Cooperativa de Trabalho e Assistência ao Turismo (Cooptur e sua equipe).
Férias e feriados prolongados são os períodos de maior movimentação no Parque. Os demais períodos são bem tranquilos.
As chuvas acontecem de janeiro a abril. Junho e julho apresenta um clima bem ameno. Os meses de outubro e novembro são bem quentes e muito secos.
Escolha o período e o clima que mais lhe agradam e programe uma viagem para conhecer de perto este paraíso natural e o belo trabalho de preservação ambiental que por lá vem sendo realizado desde 1959!

Maiores informações: https://www.icmbio.gov.br/parnaubajara/guia-do-visitante.html.

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.

27.03.2020