2020.03 – Professor de História graduado na UFC desenvolve projeto que resulta na criação de mais um ecomuseu cearense

No post de hoje você vai conhecer a história do primeiro equipamento cultural do País cuja sede física foi construída com material reciclável. Você sabe que equipamento cultural é esse? Não? Pois vou te contar: é o Ecomuseu de Pacoti!

Construído em maio de 2015, o Ecomuseu de Pacoti é fruto da nobre iniciativa do professor de História Levi Juca, que, objetivando oferecer a seus alunos um ensino de qualidade, desenvolveu em 2010, na Escola Estadual de Ensino Médio Menezes Pimentel, o projeto “Jovem Explorador”, que une o conhecimento obtido em sala de aula com a experiência vivida pelos alunos durante as expedições ecológicas realizadas por Levi nas trilhas e matas do Município cearense de Pacoti e região serrana.

Após a conclusão da construção da sede física, todo o material adquirido em mais de cinco anos de atividades do projeto passou a integrar o rico acervo do Ecomuseu.

O lançamento oficial da Plataforma Virtual “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité”, em novembro de 2018, ampliou o acesso do público em geral a documentos, fotografias, objetos e artefatos que registram parte da formação histórica e cultural da Região do Maciço de Baturité.
Maiores informações sobre este brilhante trabalho estão disponíveis na página da Instituição na Internet: https://www.ecomuseu.com.br e também na Fanpage do Museu no Facebook.

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.

18.03.2020