2020.03 – Unidade de conservação ecológica desenvolve um belo trabalho de proteção ambiental em solo cearense

O município cearense de Jericoacoara possui uma unidade de conservação ecológica federal que atua há mais de 18 anos no Ceará em defesa do meio ambiente.
Criado em fevereiro de 2002, o Parque Nacional de Jericoacoara (PNJ) tem como missão primordial proteger os ecossistemas costeiros da região, assegurando a preservação de seus recursos naturais.

Dispondo de uma rica biodiversidade local, o PNJ promove ações educativas sobre proteção ambiental e auxilia no desenvolvimento de pesquisas científicas que baseiam seus estudos nesta importante área do conhecimento. O Parque possui a chancela de uma Unidade de Conservação da categoria ‘proteção integral’, de acordo com a Lei 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC ). Criado por decreto no ano de 2002, o PNJ teve seus limites redefinidos em 2007, pela publicação da Lei 11.486, (junho de 2007). Atualmente o Parque está sob a gerência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Localizado a uma distância de 300km de Fortaleza (capital do Ceará), o Parque abriga a famosa praia de Jericoacora, destino internacionalmente conhecido e eleita como uma das 10 praias mais bonitas do mundo pelo jornal estadunidense The Washington Post.

Se você é do tipo que veste a camisa pela preservação do meio ambiente, não deixe de conhecer de perto o belo trabalho que vem sendo realizado em Jericoacoara pela equipe do PNJ!

Maiores informações: http://www.facebook.com/@ParqueNacionalDeJericoacoara.

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.

12.03.2020