2020.04 – Equipamento cultural de Fortaleza atua desde 2014 no resgate e valorização de cinco séculos de história da industrialização cearense

O Museu da Indústria do Ceará, mais conhecido como Museu da Indústria, é um dos espaços culturais mais novos de Fortaleza.

Criado em 2014 pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), o equipamento tem como missão primordial disseminar o progresso da industrialização cearense em cinco séculos de história.

Dispõe de ambientes para exposições, encontros sociais, palestras, apresentação de teatro, desfiles e pesquisa científica em uma área com mais de 2.000 metros quadrados.

O Museu também abriga, desde março de 2018, a nova sede do IAB-CE- (Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Ceará).

A Instituição promove diversas ações para aproximar cada vez mais a comunidade cearense do universo industrial e de sua evolução.

Parte dessas ações são as exposições realizadas no Museu. Merecem destaque as exposições “Novos Olhares para Mona Lisa”, “Costurando Histórias” e “Ceará Design Week” (2019), “Diário Gráfico” (2018), e “Carnaúba – Árvore da Vida” (2017),

Situado no centro da cidade, o Museu fica bem pertinho do Passeio Público, do Forte Nossa Senhora da Assunção, da Santa Casa de Misericórdia, do Centro Cultural Dragão do Mar e da Catedral da Sé, compondo assim o mais importante corredor histórico da capital alencarina.

O Museu da Indústria funciona de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h. Maiores informações no site da Instituição: www.museudaindustria-ce.org.br.

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.

Em 01.04.2020