2020.04 – Equipamento cultural vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará atua há mais de 39 anos na preservação e difusão do patrimônio audiovisual cearense

No Fica a Dica de hoje você vai conhecer a história de um equipamento cultural que há mais de 39 anos vem desenvolvendo um belo trabalho de difusão, preservação e pesquisa científica do patrimônio cultural e artístico cearense. Você sabe que equipamento cultural é esse? O MIS-CE!

Inaugurado em 1980, o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) dispõe de um rico acervo audiovisual que já conta com mais de 150 mil itens. São fotos, discos, CDs, DVDs, televisores, monóculos, máquinas fotográficas, entre outros objetos.

Instalado no subsolo da Biblioteca Pública Menezes Pimentel, iniciou suas atividades no Departamento de Patrimônio de Bibliografia, sendo transferido anos depois para o Departamento de Audiovisual.

Fotografia Museu da Imagem e do Som

Prédio Museu da Imagem e do Som.

No dia 7 de agosto de 1996, o MIS-CE ganhou sua sede própria, localizada na Av. Barão de Studart, 410 – Meireles. Fechado para reforma desde o início de 2018, vem realizando suas atividades em um imóvel situado na Rua Silva Paulet, 324.

Por meio do programa “Exposições Itinerantes”, leva arte e cultura para vários pontos de Fortaleza e do Interior do Estado. Em janeiro de 2013, o programa já contava com 7 exposições: “Retratos de Fortaleza”, “Ispaia Brasa, o Bloco que virou escola”, “Os Diversos Rostos de Iracema”, “História do Rádio Cearense”, “Cenas do Teatro Cearense”, “Cenas de Dança Cearense” e “Artistas Quando Criança”. Mais detalhes sobre essas exposições você vai encontrar neste link: https://www.secult.ce.gov.br/2013/01/03/programa-exposicoes-itinerantes.

Como podemos observar, há muito o que conhecer neste importante centro cultural do patrimônio audiovisual cearense.

Maiores informações: www.facebook.com/misceara.

Por Carlizeth Campos, com a colaboração de Kathleen Silveira (imagem), ambas Assistentes em Administração do Mauc.

15.04.2020