Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2020.04 – História da escrita e seu processo evolutivo é tema de um belo trabalho que vem sendo realizado desde 2012 em Fortaleza

Que ideia vem à sua cabeça quando você pensa na palavra ESCREVER? Você sabe como se deu o processo de evolução desse hábito que se tornou tão indispensável nos nossos dias? Não? Então prepare-se para conhecer a linha do tempo deste importante fato histórico que marcou muitas civilizações! Vamos lá?
A história da evolução da escrita tem início na Pré-História. Nesse período, as civilizações registravam os fatos que consideravam muito importantes por meio de símbolos e desenhos pictóricos que eram gravados nas paredes das cavernash mnmmmmmmmmmnn antiga foram desenvolvendo novos sistemas que revolucionaram a história da escrita no mundo inteiro.
Hoje nós podemos contar com vários recursos que auxiliam bastante no processo de comunicação entre as pessoas. São computadores, laptops, smartphones e as famosas máquinas de escrever. O lápis, o giz, a caneta, e muitos outros objetos que possuem ligação direta ou indireta com o universo da escrita também são itens que marcaram sua evolução histórica.
Amante do colecionismo desde sua infância, o pesquisador e economista José Luís Gomes Morais também decide contribuir para a preservação e disseminação da história desse longo processo evolutivo. É nessa atmosfera que ele dá início, no dia 28 de novembro de 2012, às atividades do Museu da Escrita Professora Maria Isaurita Gomes Morais. O nome dado ao Museu é uma homenagem à sua mãe, professora do Ensino Fundamental do município cearense de Sobral na década de 1950.
Toda a coleção adquirida por José Luís em mais de 10 anos de colecionismo foi utilizada para compor o acervo do Museu. São tinteiros, penas de molhar, máquinas de escrever das mais simples às mais modernas, grampeadores, perfuradores, canetas, lápis de diversos modelos e tamanhos, apontadores, pesos para papéis, entre outros itens. Um rico acervo com mais de 2.000 peças organizado em 16 salas temáticas que certamente conduzirão você, de forma sistemática, na linha do tempo de vários séculos de história da evolução da escrita.
Então, o que você está esperando? Agende sua visita e aproprie-se de todo esse conhecimento que o Museu da Escrita preparou especialmente para você!

Maiores informações no site da Instituição: www.museudaescrita.com.br.

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.

08.08.2020

Acessar Ir para o topo