Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2020.04 – Município de Caucaia dispõe de um museu que faz do caju sua fonte de inspiração para a realização de sua missão institucional

Fotografia Museu do Caju

Prédio Museu do Caju.

Você é do tipo que não abre mão de um delicioso suco de caju nas suas refeições diárias? Então prepare-se para conhecer a história de um espaço cultural que faz desta fruta rica em nutrientes sua fonte de inspiração para a realização de sua missão institucional. Sabe que espaço cultural é esse? O Museu do Caju!
Inaugurado no dia 01 de setembro de 2007, o Museu do Caju do Ceará (MCC) é fruto da nobre iniciativa da organização não-governamental Caminhos de Iracema.
Localizado no município cearense de Caucaia, o Museu do Caju, como é mais conhecido, atua há mais de 12 anos na difusão do caju como instrumento sociocultural do nosso Estado.
Funcionando em uma belíssima chácara cercada de cajueiros, o Museu do Caju propicia aos seus visitantes um vasto conhecimento sobre a história do caju e sua utilização na culinária cearense.
A Instituição dispõe de um rico acervo composto por fotos, livros, pinturas, esculturas, peças artesanais, produtos derivados do caju (como mel, licor e cachaça), entre outros itens.
O restaurante do Museu possui um cardápio à base de caju bastante variado.
As máquinas de moer de uma antiga engenhoca produzem a cajuína e o mocororó, bebida tipicamente indígena.
Outra grande atração do Museu do Caju é o “Fuscaju”, veículo utilizado pela Instituição para levar cultura e arte aos municípios produtores de caju do nosso Estado.
Mais informações sobre este belíssimo trabalho de difusão e valorização do universo do caju você vai encontrar no perfil do MCC no Facebook: www.facebook.com/MuseuDoCaju.

 

Por Carlizeth Campos, com a colaboração de Kathleen Silveira (imagem), ambas Assistentes em Administração do Mauc.

22.04.2020

Acessar Ir para o topo