Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2020.05 – ESPECIAL SNM 2020 – Alguns museus no Brasil e no mundo que promovem igualdade, diversidade e inclusão – Parte I

Os museus foram criados para servir a humanidade, rememorar o passado e educar no presente, visando um futuro melhor. O trabalho é nobre e difícil, e para ser feito com maestria é preciso ser capaz de abranger todos os públicos, debatendo sobre as desigualdades e como a sociedade pode ser pautada na equidade.

Existe até um museu voltado totalmente para esse tema, acredita? O Museum of Equality and Difference (MOED) é um museu online e um projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Utrecht, na Holanda, que reúne perspectivas artísticas sobre igualdade e diferença que buscam mudanças sociais e criar imaginários de uma sociedade inclusiva. Incrível, né? Você pode conhecer o MOED visitando o seu site: www.moed.online.

Outra iniciativa que visa compartilhar conhecimento para promover inclusão é a Biblioteca das Mulheres de Glasgow, o único Museu Credenciado em todo o Reino Unido dedicado à vida, história e realizações das mulheres, com uma biblioteca de empréstimos, coleções de arquivos e programas inovadores de eventos públicos e oportunidades de aprendizado para as mulheres.

Outro museu super interessante é o Museu da História das Mulheres de Estocolmo, capital da Suécia, que inova o seu trabalho como museu: em vez de ter um local fixo, aparece em diferentes formas por toda a cidade, com passeios, exposições, palestras e outras atividades em prol das mulheres.

Aqui no Brasil, é importante falar sobre alguns museus e suas ações focadas na igualdade e na inclusão, como as exposições “Direitos Imigrantes: Nenhum a Menos” no Museu da Imigração de São Paulo, e “Sonhar o Mundo sem Racismo” no Museu Afro Brasil, também em São Paulo, ambas em 2016. Já o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, celebrou o seu terceiro aniversário com programação de exposição, oficinas e apresentações culturais voltadas para os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos. Outro museu que debate sobre esse assunto é o Museu da Abolição em Recife, que discute sobre a importância da atividade de contação de histórias e da arte educação para a construção de uma instrução antirracista.

No Ceará, ao final de 2017, houve a exposição “Arte e Vida – Inclusão e Acessibilidade”, realizada no Memorial da Assembleia Legislativa Deputado Pontes Neto (Malce), que teve por propósito contribuir para a ampliação e compreensão do respeito às diferenças.

Para a 18ª Semana Nacional de Museus, o Museu do Diamante, em Minas Gerais, realiza exposição virtual do seu acervo, em formato audiovisual, conectando objetos da exposição de longa duração às questões de diversidade e inclusão. O Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, realiza mediação online sobre inclusão do público surdo.

Para a Semana Nacional de Museus 2020, os museus da capital cearense também fizeram uma programação especial. O Museu da Fotografia Fortaleza apresentou em uma live o projeto “Na ponta dos dedos”, parte do Programa de Acessibilidade do MFF, no qual é estimulada a autonomia fotográfica de deficientes visuais.
Os corredores do Espaço Cultural Unifor estão abertos para visitação online por meio da ferramenta da plataforma Google, exibindo de Tarsila do Amaral à Candido Portinari.
O Museu de Arte Contemporânea do Ceará – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura vai apresentar lives, aulas e oficinas em seu canal no youtube (https://www.youtube.com/dragaodomarcentro) e em seu perfil no instagram (@macdragao), com temas como “Glossário em Libras do MAC Dragão”, “Apagamentos e consagrações: artistas negros/as/xs na memória cearense”, “Acessibilidade na rede” entre outros.

Links de referência:

www.moed.online

https://www.instagram.com/womenslibrary/

https://www.kvinnohistoriska.se/fran-hemmet

https://www.instagram.com/kvinnohistoriska/

https://www.instagram.com/museudaimigracao/

http://www.museuafrobrasil.org.br/

https://www.instagram.com/museuafrobrasil/

https://museudoamanha.org.br/

https://www.instagram.com/museudoamanha/

https://linktr.ee/MuseuAbolicao

https://www.instagram.com/museuabolicao/

https://museudodiamante.museus.gov.br/

https://www.instagram.com/museudodiamante/

http://mhn.museus.gov.br/

https://www.instagram.com/museuhistoriconacional/

https://linktr.ee/museudafotografiafortaleza

https://www.instagram.com/museudafotografiafortaleza/

https://www.unifor.br/espaco-cultural-unifor/apresentacao

http://www.dragaodomar.org.br/espacos/museu-de-arte-contemporanea

https://www.instagram.com/macdragao/

https://www.al.ce.gov.br/index.php/ultimas-noticias/item/68953-0210-gm-01-agendamalce-doc-r-doc

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/verso/online/no-dia-internacional-dos-museus-conheca-programacao-de-equipamentos-cearenses-que-celebram-a-data-1.2246840

https://bit.ly/2XcTVUt

http://www.dragaodomar.org.br/noticias/400/20200518-1125-museus-do-dragao-do-mar-celebram-dia-nacional-dos-museus-com-acoes-online-de-18-a-24-de-maio

Até a próxima quarta com a Parte II desse Fica a Dica especial Semana Nacional de Museus 2020.

Pesquisas e texto: Arthur Afonso e Hellen Vasconcellos, bolsistas do Mauc.

Orientação e edição de texto: Kathleen Silveira, Assistente em Administração do Mauc.

20.05.2020

Acessar Ir para o topo