2020.05 – Pesquisador da UFC desenvolveu há mais de 20 anos um projeto fitoterápico que se tornou um grande aliado no tratamento de algumas doenças

A fitoterapia vem se tornando uma excelente alternativa no tratamento de doenças graças à atuação de pesquisadores que se dedicam em comprovar sua eficácia no uso dessas plantas.
Um desses pesquisadores foi o saudoso professor da UFC Francisco José de Abreu Matos, farmacêutico que dedicou toda a sua vida ao ensino e pesquisa desta ciência, estudando a flora brasileira, especialmente a nordestina, investigando com profundidade suas espécies vegetais de uso popular, ditas medicinais.
Ao aposentar-se, soube que 80% da população cearense não tinha recursos para comprar medicamentos, encontrando nas plantas medicinais sua única opção para o tratamento de suas enfermidades. Diante dessa realidade, o professor Abreu Matos, como era mais conhecido, tomou a brilhante iniciativa de aplicar seus conhecimentos em Farmacologia, Botânica e Química Orgânica em um projeto de assistência social que
proporcionasse um atendimento de qualidade a essas pessoas por meio de um estudo científico que comprovasse se realmente as plantas medicinais são realmente benéficas no tratamento de algumas doenças.
Em inúmeras incursões por todo o Nordeste, sempre ao lado do botânico Afranio Fernandes, Abreu Matos realizou um estudo sobre as plantas medicinais que eram utilizadas pela medicina popular no Ceará, encontrando cerca de 700 espécies. Submetendo algumas a exames comprobatórios, ele descobriu que cerca de 70 plantas tinha ação comprovada cientificamente.
Abreu Matos viu no caráter científico das plantas medicinais a grande oportunidade de dar vida ao seu projeto de assistência social à comunidade cearense que era desprovida de recursos no tratamento de suas enfermidades.
Foi dentro desse contexto histórico que nasceu, em 1983, o projeto “Farmácias Vivas”. Todo o trabalho de pesquisa foi realizado no Horto de Plantas Medicinais da UFC, num trabalho admirável e esforço inaudito de mais de 20 anos de dedicação do professor Abreu Matos.
Graças à sua excelente iniciativa, o Laboratório de Produtos Naturais do Departamento de Química da UFC conta hoje com um rico material fitoterápico amplamente utilizado em pesquisas farmacêuticas desenvolvidas na Instituição.
Filho, neto e bisneto de farmacêuticos, Francisco José de Abreu Matos nasceu em Fortaleza no dia 21 de maio de 1924.Graduou-se Farmacêutico-Químico em 1945 pela Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará. Em 1960 titulou-se Doutor em Farmacognosia pela UFC com tese desenvolvida na Faculdade de Farmácia da Universidade de São Paulo. De 1951 a 1970, atuou como professor da disciplina de Farmacognosia do Curso de Farmácia da UFC.
De 1971 a 1985 ministrou aulas na disciplina de Química Orgânica do mesmo curso e na disciplina de Produtos Naturais da Pós-graduação.
Em 1983 recebeu o título de Professor Emérito da UFC. Foi pesquisador e orientador de inúmeras dissertações de mestrado e teses de doutorado e autor de diversas publicações científicas. Também participou de diversos eventos ligados à sua atuação acadêmica. Um deles foi I Simpósio de Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Público de Saúde. Na palestra de abertura, Abreu Matos apresentou seu projeto aos participantes e disse que seu trabalho estava longe de ser concluído, apesar de já ter alcançado prestígio internacional. Para os interessados no projeto, ele desejou que acontecesse o mesmo que ocorreu com ele: “Que as pessoas se apaixonem pela ideia e a levem em frente”.
Hoje as farmácias vivas estão presentes em diversas regiões do Brasil, proporcionando mais qualidade de vida para a sociedade brasileira. Passando pelo Campus do Pici, não deixe de visitar o Horto de Plantas Medicinais Professor Francisco José de Abreu Matos para conhecer de perto este belíssimo trabalho! Maiores informações: (85) 3366-9418 ou na Fanpage do projeto.

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.

13.05.2020