2020.06 – Ícone da cultura popular nordestina inspira o belo trabalho de um museu cearense que foi inaugurado em 1999

Você é do tipo que curte poesia? Então precisa conhecer um dos ambientes mais interessantes do nosso Estado: o Memorial Patativa do Assaré!
Inaugurado em 1999, este importante equipamento cultural surgiu com o propósito de incentivar o acesso à cultura popular nordestina, inspirando-se na vida e obra de um dos filhos mais ilustres do município cearense de Assaré: o repentista, cantor, poeta e compositor Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré.
Dispondo de um acervo com mais de 1.200 itens entre fotos, vídeos, livros, cordéis, objetos pessoais, títulos honoríficos, troféus e muito mais, o Memorial aproxima os mais variados públicos (estudantes, professores, pesquisadores, turistas e demais interessados) do universo artístico e pessoal deste gênio da arte literária. Também integra este valioso acervo a casa de taipa onde Patativa morou, imóvel edificado há mais de 100 anos.
Quando você estiver nos planos de conhecer um espaço cultural que consegue expressar através da poesia a vida árida e, muitas vezes, sofrida do povo nordestino, aí vai a dica: visite o Memorial Patativa do Assaré.

Endereço: Rua Coronel Francisco Gomes, 82 – Centro de Assaré. Maiores informações: (88) 3535.1742 ou
(88) 99713-2750.

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.

10.06.2020