2020.06 – Museu inaugurado em 2004 desenvolve um valioso trabalho de preservação cultural e histórica de um município do Litoral cearense

Você é do tipo que não perde a chance de conhecer a história, hábitos e costumes de lugares que até então são desconhecidos pra você? Então prepare-se para conhecer o trabalho que vem sendo realizado pelo Museu Vicente de Paula Rios em um município localizado no litoral norte do nosso Estado. Sabe que município é esse? Itarema!

Inaugurado em 2004, o Centro Histórico e Cultural Museu Vicente de Paula Rios possui um acervo com mais de 4 mil peças que revelam toda a riqueza da história do município de Itarema. São imagens sacras, objetos decorativos, móveis, literaturas de cordel, documentos, fotografias, objetos da cultura indígena local, máquinas fotográficas, máquinas de escrever, lâmpadas, relógios, instrumentos musicais, telefones, utensílios domésticos, entre outros itens. Tudo está organizado em vários ambientes, de acordo com a natureza e a especificidade de cada objeto.
Algumas das fotos mais famosas registram um importante ponto histórico de Itarema: a Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada no distrito de Almofala, que foi soterrada no século XIX e assim ficou por 45 anos até que o vento fizesse a ação contrária e removesse a duna que a cobriu. Isso mesmo! Em 1943 a Igreja já estava descoberta e acessível aos fiéis. Erguida em 1702 como uma capela, a Igreja Nossa Senhora da Conceição foi tombada como patrimônio histórico após receber restaurações para conservar seu estilo original. Atualmente ela recebe centenas de turistas por ano interessados em conhecer um pouco mais sobre sua curiosa história.

Ainda no Centro Histórico e Cultural Museu Vicente de Paula Rios você pode conhecer a Sala do Pescador com alguns objetos que retratam a história da cultura pesqueira, uma das principais atividades econômicas do Município. O Museu guarda ainda objetos pessoais e eclesiásticos dos vigários que cuidaram da vida espiritual do povo de Itarema, juntamente com as imagens sacras, que ressaltam o caráter religioso do Município.

“Aqui no museu nós temos peças que datam do século XVIII ao XX. E, através delas, nós podemos contar aos visitadores a história com riqueza de detalhes, uma vez que eles podem ver e conhecer os objetos que um dia foram tão relevante à história dessa região”, enfatiza José de Fátima Silva, Historiador e idealizador do centro.

Como você pode ver, o Centro Histórico e Cultural Museu Vicente de Paula Rios é uma excelente alternativa para quem deseja conhecer melhor a história e a cultura do município de Itarema. Se você curte esse assunto de montão, não perca tempo! Quando a quarentena acabar, agende sua visita e aproprie-se de todo o conhecimento que o Museu Vicente de Paula Rios preparou para você!

Maiores informações no perfil da Instituição no Facebook: www.facebook.com/MuseuVicenteDePaulaRios. Telefone: (88) 3667 1133. E-mail: turismo@itarema.ce.gov.br

Fonte: https://www.guiadasartes.com.br/ceara/itarema/museu-vicente-de-paula-rios

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.
19/06/2020