Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2020.06 – ONG cearense desenvolve há mais de 19 anos um belo trabalho de preservação do patrimônio natural de uma das áreas de proteção ambiental de Fortaleza

Na correria da nossa vida, dificilmente dispomos de tempo para desfrutar de momentos inesquecíveis em ambientes que respirem ar puro e que sejam considerados verdadeiros paraísos naturais. Todavia, em Fortaleza há algumas opções que vale muito a pena conhecer. Hoje vamos apresentar um que você pode incluir na sua lista de desejos pós-quarentena: o Ecomuseu Natural do Mangue. Quer conhecer um pouquinho de sua história?
Situado na foz do Rio Cocó, entre as praias Caça e Pesca e Sabiaguaba, o Ecomuseu Natural do Mangue é fruto de um nobre projeto socioambiental que nasceu da necessidade de se pensar em ações para proteger e preservar o patrimônio natural daquela região, que vinha sendo degradada cada vez mais a cada ano que se passava. Tal situação despertou na alma de alguns moradores o enorme interesse de unir forças para defendê-la.
Foi nesse clima de mobilização da comunidade local que surgiu em janeiro de 2001 o Ecomuseu Natural do Mangue.
Idealizada pelo ambientalista Rusty de Castro de Sá Barreto, a Instituição vem desenvolvendo desde sua criação diversas ações educativas para proteger a rica biodiversidade da região. Para isso, conta com um rico acervo com mais de 200 itens que refletem a rica variedade de espécies que fazem parte da vida marinha do local.
O Ecomuseu Natural do Mangue também conta com uma trilha ecológica que possui um quilômetro e meio de extensão. A trilha está dividida em 12 estações. Em cada estação a equipe do Ecomuseu Natural do Mangue realiza uma atividade diferente, conforme os visitantes vão descortinando as belezas e riquezas da fauna e da flora da região. Essa experiência revela a todos a importância que o equilíbrio ambiental tem para a sobrevivência da vida marinha na Terra. Mas depende de nós que esse equilíbrio aconteça e permaneça!
Que belo trabalho, não é?! Vale a pena conhecer! Maiores informações no perfil da Instituição no Facebook: www.facebook.com/ecomuseunaturaldomangue.

 

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.

03.06.2020

Acessar Ir para o topo