2020.07 – Acervo Histórico Jean-Pierre Chabloz – Mauc

Se você ama visitar o Mauc e gostaria de ir além das salas do circuito expositivo, este é o post certo para você! Muitas pessoas não sabem, mas o Mauc possui um Arquivo e uma Biblioteca que podem ser visitados.

No nosso Arquivo, existe o Acervo Histórico Jean-Pierre Chabloz, que reúne documentos e obras do artista suíço referente às suas atividades artísticas, pessoais e profissionais, descontinuadamente, entre a década de 1930 até a década de 1980, tanto no Brasil quanto na Europa.

O Acervo expressa uma multiplicidade de registros visual e escrito que inclui desenhos, fotografias, cartas, manuscritos, diários e matérias em jornais de Fortaleza, muitas das quais escritas pelo próprio Chabloz, que escreveu para a coluna cultura do jornal cearense O Estado durante anos. É importante ressaltar a vasta coleção de jornais guardados por Chabloz, através dos quais é possível obter informações detalhadas sobre acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. Além disso, parte do Acervo compreende diversas edições da revista Gibi, na qual era publicado um curso de desenho ministrado pelo artista.

J. P. Chabloz reuniu um valioso acervo fotográfico que registra a construção e a inauguração de Brasília, uma vez que o artista acompanhou tais acontecimentos e escreveu sobre eles para revistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Suíça e Itália, diversas destas presentes no Acervo.

Em 1943, Chabloz passou trabalhar na divisão de propaganda do Serviço de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia – SEMTA, durante a campanha da Guerra da Borracha, na qual atuou como cartazista e propagandista. Como já trouxemos anteriormente, este acervo de produções para o SEMTA é muito importante e recebeu o selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em seu Programa Memória do Mundo.

Essa variedade de materiais traz uma importante consequência para a pesquisa, pois fornece mais de uma perspectiva de observação, de análise e de reflexão. A partir desses vários ângulos é que podem ser feitas comparações, bem como intercâmbio de informações entre outros acervos que tratem das questões referentes às relações entre Brasil e Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, e o modelo político vigente durante o Estado Novo, período instaurado na política brasileira entre 1937 e 1946. Do mesmo modo, o acervo histórico de Chabloz sob a salvaguarda do Mauc contribui de modo intenso para estudos de processos migratórios no interior do território brasileiro.

A variedade de registros inclui comunicações por cartas e também notas em diários nos quais Chabloz descrevia o seu dia para si próprio. Dessa maneira, estes materiais oferecem à/ao pesquisadora/or a chance de extrair informações sobre o cotidiano do SEMTA e, consequentemente, do modus operandi de trabalhadores do serviço público naquele momento.

A diversidade do Acervo Chabloz permite a expansão do conhecimento em várias áreas, sendo de considerável importância tanto para a pesquisa brasileira como para a pesquisa estrangeira, sobretudo para aqueles interessados no contexto histórico durante os anos da Segunda Guerra Muncial.

Se você deseja mais informações sobre o Acervo Histórico Jean-Pierre Chabloz pode entrar em contato pelo email arquivomauc@ufc.br ou pelo telefone (85) 3366-7480 para agendar uma visita.

Horário de Funcionamento e Localização:

De segunda a sexta: das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O Arquivo está localizado nas dependências do Museu de Arte da UFC

Endereço: Av. da Universidade, 2854, CEP 60020-181.

Observação: durante o período da pandemia de Covid-19, o Arquivo Mauc está atendendo somente pelo email acima.

Fonte: Arquivo Mauc

Colaboração: Lúcia Arrais Morales