Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2020.07 – Casa de Juvenal Galeno

Em comemoração ao Dia do Escritor, O Fica a Dica de hoje vai levar você para uma viagem centenária: a Casa de Juvenal Galeno, que foi residência do poeta e escritor cearense e, em 1919, foi transformada em um centro de cultura pelas mãos do próprio.

Juvenal Galeno foi pioneiro em seu trabalho; “Prelúdios Poéticos”, editado em 1856, foi o livro de estreia de Juvenal Galeno e o primeiro livro da literatura cearense, sendo tido como o marco inicial do Romantismo no Ceará. O vanguardismo de Juvenal não parou por aí. Também pertencem a Galeno a primeira obra literária impressa em terras cearenses (“A Machadada”), a primeira peça teatral produzida e encenada no Ceará (“Quem com Ferro Fere com Ferro Será Ferido”), e o primeiro livro de conto publicado no Estado (“Cenas Populares”).

A Casa de Juvenal Galeno tem por missão preservar e divulgar o legado do importante escritor cearense, convertendo-se em um espaço de convivência, pesquisa e lazer para a comunidade cearense. Atende a todos os níveis culturais e sociais: acadêmicos e violeiros, jornalistas e escritores, poetas e cantadores de ópera, circenses e cantadores de desafio, historiadores e geógrafos; e serve à comunidade cearense em todas as suas manifestações de cultura, da popular à clássica.

A Casa teve seu tombamento definitivo como patrimônio em nível estadual em 2016, pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará (Coepa). Faz parte dela um valioso acervo bibliográfico, incluindo a biblioteca do próprio Juvenal Galeno, com cerca de seis mil volumes, e de dois auditórios.

Hoje, é um dos maiores centros da cultura cearense, congregando várias entidades culturais, como a Associação Cearense de Escritores (ACE), a Academia de Letras e Artes do Estado do Ceará (ALACE), a Academia de Letras Juvenal Galeno (ALJUG) e o Centro Cultural do Ceará (CCC). Todas essas entidades realizam reuniões regulares e mantém intercâmbios com outros grupos e entidades afins, em quase todo o Brasil, divulgando o potencial artístico e cultural do Ceará.

Se você quiser conhecer mais sobre a Casa e sobre Juvenal Galeno acesse os sites a seguir:

www.casadejuvenalgaleno.com.br

www.secult.ce.gov.br/equipamentos-culturais/casa-juvenal-galeno/biografia-juvenal-galeno?fbclid=IwAR38i64vmFYw0nj8UShAEVWyo1bTpWkhRo2XVNyasQr13OBMJURznl5nvFA

Por Arthur Afonso, bolsista Mauc pela Pró-Reitoria de Extensão da UFC.

29/07/2020

Acessar Ir para o topo