Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2020.07 – Parque botânico cearense realiza há mais de 20 anos um belo trabalho de preservação ambiental no município de Caucaia

A 15 quilômetros de Fortaleza, longe do barulho e da agitação da zona urbana, um paraíso natural espera por você. Sabe que paraíso é esse? O Parque Botânico do Ceará! Vamos conversar um pouquinho sobre sua história?

O Parque Botânico do Ceará surgiu para cumprir uma nobre missão: proteger e preservar os ecossistemas que estão dentro dos limites de sua abrangência territorial, promovendo ações que minimizem o alto nível de degradação do meio ambiente, fruto da excessiva intervenção do homem sobre a natureza.

Localizada às margens da CE-090, rodovia estadual que dá acesso às praias de Icaraí, Tabuba, Cumbuco, Cauípe e Lagoa do Banana, esta importante reserva ambiental possui uma fauna com diversas espécies de animais e uma rica vegetação litorânea formada por mata de tabuleiro, cerrado, caatinga e parte do manguezal do Rio Ceará.

Criado em 1996 pelo Decreto Estadual 24.216, este maravilhoso paraíso ecológico dispõe de uma área de 190 hectares, com muito verde, ar puro e clima agradável. O Parque também dispõe de salão de exposições, biblioteca, auditório, quiosques para piqueniques junto ao espelho d’água, lanchonete, viveiro de mudas, orquidário, horto de plantas medicinais, meliponário e uma trilha ecológica com 6 quilômetros de extensão para a realização de suas atividades institucionais.

Se você está à procura de um lugar que lhe proporcione momentos de pleno contato com a natureza, o Parque Estadual Botânico do Ceará é uma excelente opção. Conheça de perto o belo trabalho que vem sendo realizado há mais de 20 anos naquela região e encante-se com a beleza natural e o clima agradável daquele lugar!

Maiores informações: https://www.facebook.com/ParqueBotanicoDoCeará.

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.
01.07.2020

Acessar Ir para o topo