2021.01 – O Acervo de Escritores Mineiros – Um tesouro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Peça gráfica com fotografia de uma escrivaninha em madeira com gavetas dos dois lados e uma cadeira. O móvel está em uma biblioteca e vê-se ao fundo duas estantes com livros. Sobre a escrivaninha está uma máquina de escrever antiga cujo suporte lembra uma maleta. Do lado esquerdo da máquina estão um chapéu e um óculos, ao lado direito um livro. No canto inferior direito lê-se #ficaadica.

Acervo de Escritores Mineiros. (Foto: UFMG).

Que o estado de Minas Gerais é conhecido por sua riqueza cultural, isso não é novidade. O que talvez muitos não saibam é sobre a existência de um tesouro – o Acervo de Escritores Mineiros (AEM), da UFMG.

O AEM é um espaço permanente de exposição e pesquisa constituído por acervos e coleções de livros, documentos e objetos que pertenceram a escritores, artistas e personagens de destaque na história literária e cultural de Minas Gerais e do Brasil.

Foram recriados, em suas salas, a partir de uma perspectiva museográfica e cenográfica, o ambiente dos escritores. Ali, também, encontram-se exemplares raros e autografados de obras do Modernismo Brasileiro, manuscritos diversos, periódicos, fotografias, etc, generosamente doados pelos próprios escritores ou por seus familiares e herdeiros.

O derradeiro objetivo do AEM é resgatar, preservar e reelaborar o patrimônio literário e cultural.

Localizado no 3º andar da Biblioteca Universitária, no Campus Pampulha da UFMG, o AEM possui uma equipe de bibliotecários e técnicos especializados, além de sistemas de ventilação e de segurança apropriados, que garantem a conservação e o manuseio correto do material. Existem, ainda, sala de reuniões e infra-estrutura operacional para pesquisadores. O AEG também presta atendimento desde visitantes a órgãos oficiais, com consulta local e acesso ao banco de dados da UFMG.

Para saber mais, acesse: http://sites.letras.ufmg.br/aem/

Por Davi Loiola

Assistente em admistração do Mauc