2021.02 – Unidade ecológica desenvolve há mais de 83 anos um belíssimo trabalho de preservação ambiental no Rio de Janeiro

Cartaz padrão do #ficaadica com este dizer escrito na parte inferior na cor branca sobre um fundo cinza translúcido. Abaixo dessa faixa temos a seguinte informação: "Foto: parquedoitatiaia.tur.br". De fundo temos a fotografia aproximada, de alguém que está quase abaixo de uma cachoeira de uma altura considerável, suas águas descem entre um paredão de pedras, ao redor delas temos árvores e o chão é composto por mais pedras.

Parque Nacional do Itatiaia. (Foto: parquedoitatiaia.tur.br)

No post de hoje você vai conhecer um paraíso natural localizado no sudoeste carioca que é repleto de encanto e muita beleza: o Parque Nacional do Itatiaia! Lagos, piscinas, cachoeiras e uma cadeia de montanhas de diversas formas e tamanhos tornam o ambiente um lugar ideal para se viver momentos de puro lazer e de grandes aventuras! Se você curte lugares como este, vai amar conhecer sua história. Vamos lá?

Criado em junho de 1937, o Parque Nacional do Itatiaia é considerado o primeiro parque nacional do Brasil. Com 28.000 hectares de extensão, abrange os municípios de Itatiaia e Resende (RJ) e Itamonte e Bocaina de Minas (MG).

Banhada pelo Rio Paraíba do Sul e seus afluentes, esta imensa área territorial brasileira possui belezas naturais que impressionam aos mais variados públicos. Uma dessas belezas são as cachoeiras Véu da Noiva, Itaporani e Aiuruoca.

As formações geológicas presentes no relevo do lugar também impressionam por suas formas e cores. Exemplo disso é o Maciço Agulhas Negras, que possui canaletas e lajes pontiagudas que lembram grandes agulhas.

A rocha “Asa de Hermes” é outro exemplo impressionante! Ela possui ranhuras tais quais as penas de um pássaro. Ao observá-la de perto, a sensação que se tem é a de que ela vai escorregar de sua montanha a qualquer momento!

Para apreciar a beleza dessas e de outras formações geológicas nem sempre é muito fácil, pois algumas delas estão situadas nos picos mais altos das montanhas do Parque. Desafios como esses são ideais para quem curte escaladas de diferentes níveis de dificuldade.

Como você pode ver, o Parque Nacional do Itatiaia é uma excelente alternativa para quem quer estar em pleno contato com a natureza, seja desfrutando de momentos de lazer ou de aventura de forma consciente. Este importante centro de proteção ambiental não mede esforços para realizar um trabalho educativo e cultural que preserve a natureza e o meio ambiente. Passando pelo Rio de Janeiro, não deixe de visitar o espaço e conhecer de perto este belíssimo trabalho!

Maiores informações no perfil da Instituição no Facebook: www.facebook.com/parnaitatiaia.

Por Carlizeth Campos

Assistente em administração do Mauc