2021.03 – Unidade ecológica realiza há mais de cinco décadas um belo trabalho de preservação ambiental em São Paulo

Cartaz padrão do #ficaadica com este dizer escrito na parte inferior na cor branca sobre um fundo cinza translúcido. Abaixo dessa faixa temos a seguinte informação: "jb.ibb.unesp.br/Foto:Leandro Araújo". Logo na frente temos a fotografia aproximada de um lago, rodeado de muitas árvores e, ao fundo, se vê o prédio amarelo do Jardim Botânico do Instituto de Biociências de Botucatu.

Jardim Botânico do Instituto de Biociências de Botucatu (JB/IBB). (Foto: jb.ibb.unesp.br/Leandro Araújo).

Você costuma passar seus momentos de lazer em plena sintonia com a natureza? Se sua resposta é sim, certamente, vai amar conhecer o trabalho que a equipe do Jardim Botânico do Instituto de Biociências de Botucatu (JB/IBB) vem realizando há mais de cinco décadas! Vamos ver como tudo começou?

Situado em uma área com mais de 205.980 metros quadrados, o JB/IBB inicia sua história no início da década de 1970, com a implantação do Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu.

Dispondo de um vasto acervo natural que revela a rica biodiversidade do local, este importante centro de preservação ambiental constitui-se como um espaço ideal para a realização de pesquisas sobre a fauna e a flora da região, atividades educativas sobre o meio ambiente e momentos de lazer em pleno contato com a natureza.

Desde a sua criação, alunos e professores universitários visitam o local para realizar atividades didáticas e científicas que enriquecem o conhecimento sobre as espécies nativas presentes no local.

Botucatuenses e demais interessados desfrutam de momentos de paz e plena contemplação da natureza ao ouvir o canto dos pássaros e apreciar a beleza das formas e cores da flora da região.

O JB/IBB também oferece visitas monitoradas a grupos de estudantes de escolas públicas e privadas de Botucatu e arredores.

Confira mais informações sobre este belo trabalho no site oficial da Instituição: https://jb.ibb.unesp.br.

Por Carlizeth Campos

Assistente em administração do Mauc