2021.04 – O Museu de História Natural Professor Laércio Loures (MG): Uma Viagem pela Diversidade Biológica do Brasil

Cartaz padrão do #ficaadica com este dizer escrito na parte inferior na cor branca sobre um fundo cinza translúcido. Abaixo dessa faixa temos a seguinte informação: "Foto: museus.cultura.gov.br" . Na fotografia do cartaz se vê uma sala de um museu, com várias coleções de borboletas expostas e várias crianças com fardamento escolar visitando uma exposição. Bem à frente, da fotografia há um(a) professor(a) interagindo com as crianças que visitam a exposição. O professor(a) usa uma espécie de peruca cheia de espinhos e um jaleco branco com a imagem de uma folha e de uma joaninha.

Museu de História Natural Professor Laércio Loures. (Foto: museus.cultura.gov.br).

O Museu de História Natural Laércio Loures está localizado no campus dos Inconfidentes do Instituto Federal Sul de Minas Gerais, mais especificamente na Fazenda Escola desse Instituto.

Ele foi aberto ao público em 2015. O acervo é constituído por cerca de 300 invertebrados, 10 anfíbios, 45 mamíferos, 46 aves, 10 répteis, 15 amostras osteológicas e 60 fósseis.

As comunidades interna e externa tem se beneficiado desse acervo museológico, utilizando-o para pesquisa e promoção do conhecimento. Tem sido um ambiente didático e contemplativo da vida e do seu ciclo natural.

O Museu foi criado nos anos 90 e leva o nome do Professor Laércio Loures que por muitos anos se dedicou às práticas pedagógicas e doou grande parte do seu acervo pessoal para o Museu, possibilitando o seu surgimento.

Em 2018, houve mais de 1.300 visitas ao espaço questão, por parte de servidores e alunos do Instituto Sul de Minas, discentes de escola pública e privada, além da comunidade em geral.

O coordenador desse espaço cultural é o Prof. Marcos Magalhães de Souza e as atividades são implementadas pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biólogicas.

Permita-se viajar pela diversidade biológica do Brasil visitando o extraordinário Museu de História Natural Professor Laércio Loures!

Fonte: https://portal.ifs.ifsuldeminas.edu.br/index.php/component/content/article/68-institucional/departamentos/464-museu-de-historia-natural-laercio-loures

Por Davi Pereira Loiola

Assistente em administração do Mauc