Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2021.04 – Você Gostaria de Conhecer o Herbário Norte Mineiro?

Cartaz padrão do #ficaadica com este dizer escrito na parte inferior na cor branca sobre um fundo cinza translúcido. Abaixo dessa faixa temos a seguinte informação: "Foto: https://herbariomcca.wordpress.com/ . Na fotografia do cartaz se vê uma palmeira, bem à frente e uma vegetação de arbusto ao redor. Ao fundo, se vê uma montanha onde o sol se põe no horizonte.

Herbário Norte Mineiro. (Foto: https://herbariomcca.wordpress.com/)

Precisamente na região norte do estado de Minas Gerais existe o encontro de três biomas: o cerrado, a caatinga e a mata atlântica.

Por causa disso, é gerada uma diversidade ímpar de vegetações e espécies.

O Herbário Norte Mineiro (MCCA) é uma coleção biológica que visa catalogar a diversidade vegetal dessa região do Brasil.

Para tanto, essa coleção faz o tombamento e conservação das espécimes vegetais, cuida do envio de materiais para especialistas em outros herbários e disponibiliza informações da coleção por meio de plataformas digitais. Além disso, também são desenvolvidas, com o apoio desse herbário, pesquisas e projetos, tanto de graduação como de pós-graduação.

O herbário recebe turmas de discentes tanto do ensino básico como do ensino superior, objetivando fortalecer o ensino de botânica e informar sobre a flora local. Nessas visitas, os estudantes tem a oportunidade de aprender sobre a biodiversidade da região norte de Minas – a sua importância, conservação, histórico, curiosidades e até como montar suas exsicatas (exemplares ou fragmentos vegetais etiquetados com informações científicas para estudo).

A coleção está localizada no Bloco A do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, Campus Montes Claros.

Portanto, se você ama ciências biológicas, especialmente botânica, e tiver a oportunidade de visitar o Herbário Norte Mineiro, não perca essa valiosa chance!

 

Fonte: https://www.ica.ufmg.br/?laboratorio=herbario-norte-mineiro-mcca

 

Por Davi Pereira Loiola

Assistente em administração do Mauc

28/04/2021

Acessar Ir para o topo