Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2022.01 – Museu Vale (ES): Vale a pena visitar!

O Museu Vale está situado na Antiga Estação Ferroviária Pedro Nolasco, no município de Vila Velha, ES. Foi inaugurado em 18 de outubro de 1998. Gerido pela Fundação Vale, o Museu atua de forma impactante na sociedade através de programas culturais inclusivos, especialmente para os menos favorecidos. 

Além de focar nos mais de cem anos de história da construção da Estrada de Ferro Vitória, em Minas, o Museu Vale tornou-se um centro de excelência de mostras de arte contemporânea, através de um espaço dedicado a exposições de artistas consagrados e jovens talentos. Nesse ínterim, o Museu Vale recebeu mais de 2 milhões de visitantes e sediou até o momento 50 importantes exposições de artistas nacionais e internacionais. O Programa Educativo do Museu já beneficiou mais de meio milhão de jovens da Grande Vitória e outros municípios. Já o Programa Aprendiz, desde 2005, habilita jovens de comunidade carente e em situação de risco para atuarem em atividades de montagem de mostras de arte contemporânea. 

Em seu espaço, o Museu Vale abriga cerca de 24 mil itens relacionados à ferrovia por onde passa o único trem de passageiros diário do Brasil a percorrer longas distâncias.

Consultar o acervo com seus filmes, fotos e textos históricos sobre a linha férrea da Vale é fazer uma verdadeira viagem no tempo. Seu acervo de arte contemporânea (livros, catálogos, revistas e folders) vem sendo organizado desde 2006; e está disponível para consulta de estudantes, pesquisadores acadêmicos e público interessado em geral. Diante do exposto, você topa conhecer o Museu Vale?

Atualmente, o Museu Vale encontra-se fechado devido à pandemia de Covid-19!

55 (27) 3333-2484 – Contato para reservas.

 

Por Davi Pereira Loiola

Assistente em administração do Mauc

05/01/22

Acessar Ir para o topo