Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2021.12 – O Museu de Biologia Professor Mello Leitão – INMA (ES): Um dos Mais Importantes Polos de Divulgação Científica do País!

O Fica a Dica desta semana é sobre um importante museu público federal localizado na cidade de Santa Teresa, no interior do estado do Espírito Santo. 

O Museu de Biologia Professor Mello Leitão está subordinado ao Instituto Brasileiro de Museus e foi fundado em 1949 pelo naturalista Augusto Ruschi. Certamente, ele é uma das principais instituições ligadas ao patrimônio natural do país. O nome é uma homenagem ao zoólogo Cândido Firmino de Mello Leitão, notável pesquisador e amigo pessoal do fundador. 

O objetivo do museu é coletar, estudar, preservar e expor espécies de plantas e animais, especialmente da Mata Atlântica. Possui um acervo com cerca de 40.000 exemplares, destacando-se as coleções de beija-flores, morcegos e o herbário.

O museu mantém as estações biológicas de Santa Lúcia e Caixa d’Água, ambas de Santa Teresa, desenvolve atividades de educação ambiental e possui biblioteca especializada. A nível semestral, publica o Boletim do Museu de Biologia Professor Mello Leitão com a finalidade de divulgar pesquisas nos mais diversos campos da Biologia. O Museu é um dos cinco polos de educação da Mata Atlântica no Espírito Santo, atendendo a toda a região serrana. 

Venha desfrutar das riquezas de sabedoria disponibilizadas por este incrível lugar, especialmente se você estuda Biologia ou simplesmente ama a natureza!

(27) 3259-1182 – Contato do Museu de Biologia Professor Mello Leitão

Por Davi Pereira Loiola
Assistente em administração do Mauc
22/12/21

Acessar Ir para o topo