2022.02 – A Casa de Cultura Euclides da Cunha (SP): Um Centro de Memória Singular

A Casa onde Euclides da Cunha morou com sua família, entre 1898 e 1901, é hoje a Casa de Cultura que leva seu nome.

Em 1946, pelo Decreto-lei 15.961, foi fundada a Casa de Cultura Euclides da Cunha, com a finalidade de promover eventos cívico-culturais, transformá-la em um Museu e Centro de Estudos, onde atualmente abriga originais e/ou manuscritos de seu patrono Euclides da Cunha.

A Casa de Cultura Euclides da Cunha tem como objetivo divulgar a vida e obra do escritor, proporcionando atividades culturais e disponibilizando um valioso acervo para pesquisas e estudos. A Casa conta com um acervo de aproximadamente quinze mil documentos sendo: jornais, manuscritos, revistas, cartas, entre outros, além de livros, teses, revistas, filmes e documentário relacionados à vida e obra do escritor, podendo ser pesquisados e apreciados por estudiosos e/ou intelectuais.

A Casa Euclidiana é um elo de amplo conhecimento sobre o escritor entre universidades, professores e estudiosos para que possam publicar, divulgar novos trabalhos, fazer estudos comparativos, enfim, elaborar todo tipo de pesquisa, descobertas, novas posturas, opiniões e críticas ficam disponíveis nesse espaço singular e organizado didaticamente.

Assim, o Fica a Dica desta semana convida você para desfrutar da vida e obra desse Profícuo escritor por conhecer a Casa de Cultura Euclides da Cunha!

Contato: (19) 3608 1022
Por Davi Pereira Loiola