Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2022.01 – O Museu do Índio (RJ) e a Promoção do Patrimônio Cultural Indígena

O Museu do Índio, da Fundação Nacional do Índio – Funai, tem como objetivo contribuir para uma maior conscientização sobre a contemporaneidade e a importância das culturas indígenas. 

Como instituição de preservação e promoção do patrimônio cultural indígena, empenha-se em divulgar a diversidade existente e histórica entre centenas de grupos indígenas brasileiros. 

A instituição tem sob sua guarda acervos relativos à maioria das sociedades indígenas, constituídos de 17 mil 981 peças etnográficas e 15 mil 121 publicações nacionais e estrangeiras, especializadas em etnologia e áreas afins. 

Os diversos Serviços do Museu do Índio são responsáveis pelo tratamento técnico de 833.221 registros textuais, que datam a partir do Século XIX, e de ampla e diversificada documentação audiovisual, em sua maioria produzida pelos próprios índios. Esta abrange 163.553 fotos, 599 filmes e vídeos, 1.295 áudios e 771 horas gravadas. 

Mais do que abrigar expressivos acervos, o Museu do Índio conserva, pesquisa, registra e comunica as informações neles preservadas, tendo se tornado referência para pesquisadores e interessados na questão indígena e contribuído com significativos avanços para o campo de museus etnográficos brasileiros. 

A sabedoria indígena é muito vasta e rica. Os indígenas são um povo forte e incrível. Mergulhe nesse universo por meio de uma visita ao Museu do Índio, localizado na zona sul do Rio de Janeiro, no bairro Botafogo.

Contato: (21) 2536-4002

Por Davi Pereira Loiola

Assistente em administração do Mauc

26/01/22
Acessar Ir para o topo