Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2022.02 – O Museu Nacional (RJ): A Instituição Científica mais Antiga do Brasil

O Museu Nacional tem por missão: “Descobrir e interpretar fenômenos do mundo natural e as culturas humanas, difundindo o seu conhecimento com base na realização de pesquisas, organização de coleções, formação de recursos humanos e educação científica, assim como atuar na preservação do patrimônio científico, histórico, natural e cultural em benefício da sociedade.” 

O Museu é uma instituição autônoma, integrante do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculada ao Ministério da Educação, que completou 200 anos em 2018. Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818 e inicialmente, sediado no Campo de Sant’Ana, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico do país. 

Como museu universitário, tem perfil acadêmico e científico. Suas exposições resultam da história da instituição e da excelência de suas atividades de pesquisa e ensino, cumprindo a finalidade precípua de produção e disseminação do conhecimento nas áreas de ciências naturais e antropológicas. 

Apesar do incêndio que destruiu grande parte do seu acervo, o Museu Nacional nunca perdeu seu poder de gerar conhecimento. Ele é a instituição científica mais antiga do Brasil e até 2018 estava entre as maiores das Américas. Por tudo o que representou e representa, o Museu Nacional sem sombra de dúvidas merece uma visita assim que forem retomadas suas atividades!

Para mais informações acesse o link a seguir: https://www.museunacional.ufrj.br/

Contato: (21) 3938-1123
Por Davi Loiola
Assistente em administração do Mauc
1
6/02/22
Acessar Ir para o topo