Português

2020.11 – Equipamento cultural constitui-se em um excelente espaço de pesquisa e disseminação da obra literária de um grande escritor maranhense

Fotografia de divulgação da Casa de Cultura Josué Montello, na parte inferior da imagem temos um faixa preta com os dizeres "#ficaadica" e "foto: oimparcial.com", na parte superior esquerda da imagem se encontra a logo do MAUC, ao fundo uma parede branca com diversas prateleiras e nessas prateleiras estão dispostas diversas peças pertencentes a exposição, à frente da parede temos um pequeno móvel de madeira na cor branca, neste móvel se encontra 4 peças disposta horizontalmente.

Casa de Cultura Josué Montello (Foto: oimparcial.com)

Você gosta de ler? Que tipo de histórias te faz viajar nas páginas de um livro? Por que um escritor decide escrever um livro? O que o inspira a fazer isso?

Josué Montello, célebre escritor maranhense, encontrou em sua terra natal inspiração para criar sua vasta produção literária.

Natural de São Luís do Maranhão, nasceu no dia 21 de agosto de 1917.

Aos 15 anos, ingressa na Sociedade Literária Cenáculo Graça Aranha.

Apaixonado por Maranhão, encontra em sua terra natal muita inspiração para iniciar sua carreira literária.

Conhecer a produção literária de Josué Montello é como mergulhar na história de Maranhão, com seus dias de glória e desventuras.

Fazendo de São Luís o principal cenário de suas narrativas, é autor de mais de 160 obras, entre elas “Cais da Sagração” (1971), “Os tambores de São Luís” (1975) e “Noite sobre Alcântara” (1978).

Sua vasta produção bibliográfica passa a integrar o acervo da Casa de Cultura Josué Montello, inaugurada em prédio próprio pelo Governo do Estado em 1983.

Desde sua inauguração, a Instituição mantém suas portas abertas para todos os que desejam conhecer melhor a obra deste grande escritor e de outros autores que vêm ganhando destaque no cenário literário maranhense.

Maiores informações sobre este belíssimo trabalho você vai encontrar no site oficial da Casa de Cultura Josué Montello. Acesse: http://casas.cultura.ma.gov.br/ccjm.

Por Carlizeth Campos – Assistente em Administração
11.11.2020