Português

2020.08 – Órgão ambiental atua há mais de 35 anos na preservação da biodiversidade vegetal de um dos Estados do Nordeste brasileiro

Você já parou pra pensar na grande quantidade de espécies de plantas que o nosso país possui? Já notou que em uma mesma região pode haver diferentes espécies que se desenvolvem em ecossistemas diferentes? É exatamente isso que acontece em alguns Estados brasileiros. Um deles é Alagoas. Vamos conversar um pouquinho sobre ele?

Situado no Nordeste brasileiro, Alagoas possui uma biodiversidade bem diversificada, com predominância para a Mata Atlântica, Caatinga e Restinga. As diversas espécies de seres que se desenvolvem nesses biomas compõem a fauna e a flora da região.

O Herbário MAC, órgão ambiental do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas, realiza um belo trabalho de pesquisa e coleta das diversas espécies de plantas que pertencem à flora alagoana. Você já conhece sua história? Não? Então vamos lá!

Tudo começou com a realização de um levantamento ecológico e cultural do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba em 1978. Esse estudo científico resultou na identificação e catalogação de 231 espécies de plantas pertencentes à flora da região.

O registro dessas espécies serviu de subsídio documental para a criação do Herbário MAC. O sucesso obtido nas expedições botânicas realizadas entre 1980 e 1982 aumentou significativamente o número de espécies identificadas e catalogadas pelo Herbário. Desde então os pesquisadores empenham-se em realizar pesquisas e coletas dos mais variados tipos de plantas que pertencem aos ecossistemas vegetais do Estado de Alagoas.

Fotografia de uma casa rodeada de muitas árvores e plantas, é a sede do Herbário MAC, em Alagoas.

Herbário MAC. Foto: divulgação.

Graças a essas pesquisas, o acervo do Herbário MAC dispõe hoje de mais de 67 mil amostras de espécies de plantas provenientes da Mata Atlântica, Caatinga, Restinga e de ambientes aquáticos. O Herbário também traz em seu acervo uma carpoteca didática, com cerca de 300 frutos e sementes.

O Jardineto Botânico, anexo ao Herbário, é um espaço destinado ao contato com plantas nativas e exóticas de grande importância histórica e cultural para Alagoas, desde ervas até árvores de grande porte. Neste ambiente crianças, jovens e adultos participam de atividades de educação ambiental que promovem uma reflexão sobre a importância das plantas e dos recursos naturais para o meio ambiente.

Na biblioteca botânica do Herbário, estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados em conhecer melhor toda a riqueza da biodiversidade da flora de Alagoas encontram literaturas especializadas no assunto que auxiliam na realização de pesquisas científicas e acadêmicas.
Parte do valioso acervo do Herbário MAC encontra-se disponível para consulta online no site do CRIA – Centro de Referência de Informação Ambiental.

Se você é do tipo que curte essa onda de botânica, não deixe de consultá-lo. Segue o link para acesso: http://splink.cria.org.br/manager/detail?setlang=pt&resource=MAC. E se quiser obter mais informações sobre o Herbário MAC acesse a página a seguir: https://www.ima.al.gov.br/category/herbario/.

 

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.
12.08.2020