Português

2021.02 – Jardim botânico com 100 mil metros quadrados desenvolve há mais de 26 anos um belíssimo trabalho de preservação da flora mineira

Se você é do tipo que adora passear entre plantas, lagos e jardins com flores de diversas cores, formas e tamanhos, vai amar conhecer um dos lugares mais encantadores de Minas Gerais: o Jardim Botânico de Belo Horizonte!

Cartaz padrão do #ficaadica com este dizer escrito na parte inferior na cor branca sobre um fundo azul claro translúcido. Abaixo dessa faixa temos a seguinte informação: Foto: Suziane Fonseca/Site da Prefeitura de Belo Horizonte. De fundo a fotografia da Estufa Mata Atlântica, uma construção metálica em formato arredondado. De fundo temos várias árvores no estilo de palmeiras.

Estufa Mata Atlântica. (Foto: Suziane Fonseca/Site da Prefeitura de Belo Horizonte)

Dispondo de uma área de aproximadamente 100 mil metros quadrados, este importante espaço de preservação ambiental abriga cerca de 3.500 espécies de plantas da flora mineira, conservando cerca de 135 espécies ameaçadas de extinção. Seus 7 jardins temáticos exibem a exuberância da flora mineira, com folhagens, palmeiras, plantas medicinais, tóxicas, aquáticas e suculentas, bromélias e uma infinidade de flores de diversas cores e tamanhos. Toda essa riqueza natural tornam o ambiente muito aconchegante e agradável, ideal para passeios com a família e amigos.

Espécies que representam os principais biomas mineiros, como o campo rupestre, a caatinga e a mata atlântica, são cultivadas nas três estufas temáticas que existem no local.

O trabalho realizado nas estufas de produção de mudas contribui para a arborização pública e restauração de áreas degradadas em solo mineiro.
Gerenciado pela Fundação de Parques Municipais e ZooBotânica de Belo Horizonte, este importante centro de pesquisa e educação ambiental constitui-se como um espaço de Referência nas áreas de botânica aplicada e de fitossanitarismo, reconhecido nacional e internacionalmente. Foi criado em junho de 1991 com o propósito de atuar na conservação da flora regional, com ações e estudos voltados para a preservação de espécies raras e endêmicas. As coleções de plantas vivas adquiridas em mais de 26 anos de trabalho são devidamente documentadas e preservadas, trazendo para o público em geral o conhecimento da botânica e de sua relação com o meio ambiente.

Em decorrência do isolamento causado pela pandemia de Covid-19, as atividades realizadas no local estão suspensas. Quando a situação se regularizar e você tiver a chance de fazer uma viagem a Minas Gerais, não deixe de visitar o local e curtir toda a vida e beleza da flora mineira!
Maiores informações: (031) 3277-8489.

Por Carlizeth Campos
Assistente em Administração do Mauc
Em 03/02/2021