2020.12 – Museu inaugurado em 2014 atua na pesquisa e disseminação dos bens minerais do Rio Grande do Norte

Fotografia de divulgação do Museu de Minérios do Rio Grande do Norte, na parte inferior da imagem temos um faixa preta com os dizeres "#ficaadica" e "foto: MMdoRN", na parte superior esquerda da imagem se encontra a logo do MAUC, ao fundo temos a fotografia de um minério conhecido como MALAQUITA que possui a coloração verde semelhante ao de uma esmeralda.

Museu de Minérios do Rio Grande do Norte. (Foto: MMdoRN)

Você é do tipo que curte apreciar a beleza e singularidade dos bens minerais do nosso País? Então você vai amar conhecer o Museu de Minérios do Rio Grande do Norte! Vamos conversar um pouquinho sobre sua história?

Inaugurado em dezembro de 2014, este importante espaço de pesquisa e disseminação dos bens minerais do Estado está localizado nas dependências do Campus Natal Central do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Com um rico acervo formado por mais de 2.000 itens, a Instituição aproxima a comunidade potiguar do vasto patrimônio geológico que o Estado possui. Minerais, rochas ornamentais e pedras preciosas compõem esta valiosa coleção, fruto de doações particulares e estatais e das aulas de campo dos cursos de Geologia e Mineração do
IFRN em mais de 40 anos de atividade acadêmica no Campus Natal Central.

Durante o horário de funcionamento da Instituição, estudantes, pesquisadores e demais interessados têm a oportunidade de conhecer de perto toda a beleza e singularidade desses bens minerais, presentes na vida do homem desde a Pré-História até os dias atuais. Nesses encontros, crianças, jovens e adultos compreendem como o processo de sedimentação das rochas acontece, formando novas rochas; conhecem as características de alguns minérios como o ouro, o ferro, o cobre e a argila e refletem sobre a extração consciente desses minérios e sua importância para o crescimento econômico do Estado. Muito interessante, não é?

Maiores informações sobre este belíssimo trabalho você vai encontrar no perfil do Museu de Minérios do Rio Grande do Norte no Instagram. Acesse: https://www.instagram.com/museudemineriosifrn.

Por Carlizeth Campos
Assistente em Administração do Mauc