58 anos de Museu de Arte da UFC: Programação

Data de publicação: 12 de junho de 2019. Categoria: Eventos, Notícias

Exposição de instalação do MAUC – 1961

No final da década de 1950, inicia um movimento em prol da criação de um espaço museológico dedicado à preservação e difusão das artes  na estrutura da então Universidade do Ceará, hoje UFC. O Reitor da época, Prof. Antônio Martins Filho, grande entusiasta deste movimento, realizou entre 1957 e 1961 diversas exposições de arte no Salão Nobre da Reitoria e em 1960, destinou um dos imóveis próximos à Reitoria para a sede do Museu e nele foram feitas as adaptações necessárias, para que pudessem instalar, oficialmente, o Museu de Arte.

Após quase um ano de trabalho e adaptação do espaço, a instalação oficial do Museu ocorreu no dia 25 de junho de 1961, junto à data do sexto aniversário da Universidade. De acordo com suas memórias escritas, Martins ressalta que ´a ideia, transformada em realidade, constituiu uma das promoções de destaque, ao longo dos doze anos do meu Reitorado.

O Mauc se apresenta hoje como um importante museu universitário voltado para as artes plásticas no cenário nacional e internacional, bem como um espaço e com um acervo que é referência para a história da arte cearense, dialogando desta forma com o lema desta universidade “o universal pelo regional”.

Antigo prédio do Colégio Santa Cecília, primeira sede do MAUC

Neste ano de 2019 e em virtude das comemorações do seu aniversário de 58 anos, o Museu de Arte pensou e articulou uma programação bem diversificada para o seu público, trazendo ao espaço expositivo os projetos de extensão desta Universidade e bem como mantendo a relação com a produção contemporânea dos artistas cearenses.

Confira abaixo o que aconteceu e o que irá acontecer neste mês de junho:

PROGRAMAÇÃO DE JUNHO NO MAUC – 58 ANOS ANOS DE INSTALAÇÃO DO MUSEU DE ARTE DA UFC

Dia 03 – Oficina de Desenho a carvão, com Pedro Eymar, para a Equipe do Mauc.

Dia 05 – Apresentação Grupo Verso de Boca, Palestra com lançamento do livro e abertura da exposição Reinvente, das 09:30 às 12:00

Dias 06 e 07 – Participação Mauc na Semana Nacional de Arquivos, das 08:00 às 12:00 (Mesa Redonda e visita às exposições e ao Arquivo)

Dia 07 –  Abertura da Exposição “Nunca se viaja em vão… Se o destino é Fortaleza” e Roda de Conversa e Bordados com o Grupo Entrelaçadas (Em cartaz até o dia 28/06)

Dia 10 –  Abertura da exposição Do Grupo de Bordados Iluminuras (prof. Neuma Cavalcante, Acervo do Escritor Cearense da Biblioteca de Ciências Humanas, às 15 horas (até 19/07)