Português

Núcleo de Comunicação

O Núcleo de Comunicação do Museu de Arte da UFC (Mauc) é um dos componentes de um conjunto de objetivos que direcionam o modo como o Mauc dialoga com seu público, sejam visitantes ou parceiros de realização (artistas, curadoras/es, pesquisadoras/es, autoridades externas ou da instituição).

O NC-Mauc é diretamente ligado à Direção do Mauc, tendo suas atividades coordenadas por um/a servidor/a responsável por acompanhar o grupo de bolsistas e, por vezes, voluntárias/os ligadas/os a ele.

Atualmente, estes são os projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Comunicação do Mauc com suas/seus respectivas/os bolsistas e órgãos fomentadores:

Acolhimento com arte: recém-ingressos colaborando na Comunicação do Museu de Arte da UFC
Possibilitar aos estudantes recém-ingressos na UFC que possuam afinidade/interesse pelo campo da arte e da cultura um ambiente propício para o desenvolvimento de suas habilidades acadêmicas. Acreditamos que, dessa maneira, contribuímos para o conhecimento prático de seus campos de estudo.
Bolsistas (ano 2020):
Francisco Fabrício da Silva Souza (Curso de Design) e Evelyn Braga Mendonça (Curso de Sistemas e Mídias Digitais)
Vínculo:
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE-UFC) – Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA) – Programa UFC Integra e Inter Pró-reitorias

Laboratório Audiovisual Mauc (LAMauc): difusão da arte, cultura e do conhecimento no Museu de Arte da UFC
O LAMauc pretende alcançar um público variado produzindo vídeos destinados não somente à comunidade universitária e aos seguidores das nossas redes sociais, que já possui um perfil bastante diversificado, mas, sobretudo, pretendemos despertar o interesse do público que ainda não conhece o Museu de Arte da UFC e toda riqueza patrimonial e artística da qual ele é detentor e guardião. Levando em consideração a diversidade de público que o Mauc recebe, que vai desde o infantil (através de visitas de escolas ou das famílias) aos grupos de universitários, de pessoas com deficiências físicas e visitantes individuais, temos por objetivo produzir vídeos que possuam uma linguagem direcionada e/ou adaptada para todos esses perfis.
Bolsista (ano 2020): Hellen Maria Maximina Vasconcelos (Curso de Jornalismo)
Vínculo: Secretaria de Cultura Artística da UFC – (Secult Arte – UFC)Programa de Promoção da Cultura Artística

Museu de Arte: uma nova recepção estética
O projeto surgiu para promover melhorias na estrutura expográfica, visando a interação da sociedade com as obras do museu. Este trabalho vem sendo desenvolvido por meio da requalificação da interface sensível das obras, de sua visualidade poética, de sua conversação estética com os educadores e alunos. Nesse sentido, o projeto realizou intervenções no circuito expositivo modificando a cenografia das salas permanentes, permitindo ao público o contato com diferentes recepções estéticas. Este trabalho tem sido de grande valor para a prática educativa no ambiente do museu, em especial para os grupos de visitantes, principalmente quando a visita está aliada a uma prática pedagógica que se inicia em sala de aula e se concretiza no espaço expositivo. Para 2019, o projeto trouxe um cronograma de trabalho centrado em duas linhas, a saber: a melhoria da experiência do público com as várias formas de acesso ao acervo e a segunda de conservação e preservação de acervos. A partir de 2020, o foco será o desenvolvimento de ações do núcleo de comunicação, visando aprimorar os processos e produtos para promoção do engajamento de público.
Bolsistas (ano 2020): Arthur Afonso de Castro (Curso de Administração, bolsista até agosto de 2020), Talita Késsia de Sena (Curso de Design) e Thaís Lúcio Nicolau (Curso de Sistemas e Mídias Digitais)
Vínculo: Pró-Reitoria de Extensão da UFC

Criação do aplicativo do Mauc – Parceria com o Curso de Sistemas e Mídias Digitais
O Museu de Arte da UFC (Mauc), em parceria com o Curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará desenvolvem o projeto que busca criar um aplicativo gratuito para uso em aparelhos celulares como um dispositivo que torne a visitação ao museu mais atrativa e acessível a diversos públicos e suas especificidades.
Bolsistas (ano 2020): Flavia Pereira Gurgel e Rafaella Sampaio de Alencar (Curso de Sistemas e Mídias Digitais)
Prof. Alysson Diniz dos Santos  – docente do Curso de Sistemas e Mídias Digitais (responsável pela parceria)
Vínculo: Pró-Reitoria de Graduação da UFC (PROGRAD)

Meios pelos quais o Núcleo de Comunicação atua:

Servidor/a responsável pelo Núcleo de Comunicação:

  • Agosto/2018 a 2020: Kathleen Raelle de Paiva Silveira (Assistente em Administração)

Museu de Arte da UFC
2020