Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

Exposições Atuais

O Mauc tem como espaços reservados à exposição nove ambientes destinados a exposições de longa duração e exposições de média e curta duração (temporárias).

O atual circuito de longa duração está distribuído na Sala Cultura Popular (coletiva) e nas salas individuais dos artistas Chico da Silva, Antonio Bandeira, Descartes Gadelha, Aldemir Martins e Raimundo Cela.

Na área externa, o painel “Jangadas”, também executado por Zenon Barreto, no mesmo período, compõem o circuito de longa duração do Mauc.

As salas encontram-se organizadas e estruturadas, apresentando ao público os núcleos principais das coleções do museu.

Observação: As salas Os Fundadores, Arte Cearense e Arte Estrangeira, que integram o circuito de longa duração, estão temporariamente desmontadas.

 


CIRCUITO DE CURTA DURAÇÃO (EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS)

 

Zé Pinto – 100 anos

Zé Pinto - 100 anos

Exposição “Zé Pinto – 100 anos” | Foto: Regis Torquato Tavares

 

Em alusão ao centenário de nascimento do artista visual Zé Pinto comemorado no último 28 de setembro, o Mauc lança a exposição Zé Pinto – 100 anos, trazendo para o público do museu documentos históricos oriundos do Arquivo Institucional do Mauc e obras esculturais icônicas como “Rendeira”, “Maria Bonita”, “Lampião” e “Dom Quixote”. Nas palavras da museóloga e diretora Graciele Siqueira, celebrar os cem anos de Zé Pinto “é afirmar a vitalidade de sua mensagem: a arte pode nascer do que parece sem valor, pode resistir à precariedade e se reinventar no encontro entre imaginação e realidade”, reconhecendo o artista como “um mestre da reinvenção”.

Produção e Expografia: Graciele Siqueira
Período de exibição: 11 de outubro a 27 de novembro de 2025

| + conteúdo

“Zé Pinto – 100 Anos” celebra a arte como reinvenção e superação da precariedade

Visita Desenhada “Zé Pinto – 100 anos” | 17 de outubro

 

Acervo MAUC – Aquisições Recentes: 2ª edição

Acervo MAUC - Aquisições Recentes: 2ª edição

Exposição “Acervo MAUC – Aquisições Recentes: 2ª edição” | Foto: Kathleen Silveira

 

Em mais uma exposição temporária, o Museu de Arte da UFC (Mauc) reconhece em Acervo MAUC – Aquisições Recentes: 2ª edição um espaço de celebração e reconhecimento ao gesto generoso de artistas e colecionadores que confiaram suas obras ao Mauc. A mostra, de curta duração, apresenta peças recém incorporadas ao acervo do museu, tornando acessível ao público visitante parte da nossa memória cultural mais recente.

Estão presentes na mostra os artistas Amilcar de Castro, Dan Pelegrin, Éden dos Santos Barbosa, Espedito Seleiro, Estrigas, Francisco Wagner, Jean-Pierre Chabloz, Roberto Galvão, Rubem Valentim, Rubens Gerchman, Sebastião de Paula, Sérgio Helle, Sérgio Lima, Stênio Burgos, Totonho Laprovítera e Tutunho (Wellington Júnior).

Graciele Siqueira, museóloga e diretora do Mauc, explica que as obras em exposição “revelam não apenas a confiança da sociedade e dos artistas na instituição, mas também a força coletiva que sustenta o museu público como um bem comum”. Ela também lembra da primeira edição de uma mostra de aquisições mais recentes, ocorrida em 2023: “Na primeira edição, mostramos o compromisso da instituição com a ampliação da presença e da produção artística feminina no Museu de Arte da UFC como uma força motriz essencial aos museus do século XXI e responsáveis por mudanças urgentes e necessárias para uma sociedade mais equânime e inclusiva”.

Produção e Expografia: Graciele Siqueira
Período de exibição: 11 de outubro a 27 de novembro de 2025

| + conteúdo

“Acervo MAUC – Aquisições Recentes: 2ª edição” ressalta a vitalidade da criação contemporânea

 

 

5ª NossArte | Abertura em 14 de outubro de 2025

5ª NossArte - Convite de abertura

Divulgação

 

A 5ª NossArte é uma exposição bienal de artes plásticas com obras de trabalhadoras e trabalhadores da Universidade Federal do Ceará. Nesta edição, cujo tema é “Arte,  transformação  e  saúde  mental”, foram selecionados 76 trabalhos, além de uma instalação com bordados do projeto de extensão FazerArte, coordenado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep UFC).

A mostra NossArte é uma realização da Divisão de Bem-Estar (Dbest), vinculada à Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho da Progep. A curadoria e expografia é da servidora produtora cultural Mayre Saboia. Ela explica que “a NossArte procura promover o congraçamento dos trabalhadores da UFC, dos mais variados locais e vínculos, oportunizando que eles compartilhem sua arte no Mauc, um equipamento que é uma janela da instituição para a sociedade” e completa: “a arte é um meio para objetificar a subjetividade, nossos sentimentos e pensamentos”, corroborando com o tema “Arte,  transformação  e  saúde  mental” da quinta edição.

Período de exposição: 14 de outubro a 14 de novembro de 2025

| + conteúdo

5ª NossArte no Mauc | Abre na terça, 14, bienal de artes plásticas com obras de trabalhadoras e trabalhadores da UFC

 


CIRCUITO DE LONGA DURAÇÃO

 

Sala de Cultura Popular

Sala Cultura Popular

Sala Cultura Popular

A Cultura Popular Nordestina está apresentada nesta sala através das esculturas em madeira, barro e cerâmica, assim como as matrizes e as estampas de xilogravuras. Neste espaço, destacamos Mestre Vitalino e seus discípulos; Mestre Noza, Chico Santeiro, Joaquim Mulato, Maria e Ciça do Barro Cru; as irmãs Cândido; e os velhos e novos xilogravuristas da região do Juazeiro.

 

 

Sala Chico da Silva

Sala Chico da Silva

Sala Chico da Silva

(Alto Tejo AC 1910 – Fortaleza CE 1985). Pintor, inicia desenhando a carvão e giz sobre muros e paredes no Pirambu. Descoberto na década de 40, pelo artista plástico suíço Jean Pierre Chabloz, inicia-se na técnica de pintura à guache. Entre 1961 e 1963, trabalha no MAUC. Nesta sala estão expostos os 12 quadros que participaram da Bienal de Veneza de 1966 e que receberam a Menção Honrosa.

 

 

Sala Aldemir Martins

Sala Aldemir Martins

Sala Aldemir Martins

(Ingazeiras CE 1922 – São Paulo SP 2006). Pintor, gravador, desenhista, ilustrador.  A sala conta com desenhos, litogravuras, serigrafias e pinturas representando os tipos nordestinos e figuras do imaginário nacional, a fauna e a flora, sobretudo galos, cangaceiros, rendeiras, gatos, flores e frutas em linhas sinuosas.

 

 

Sala Antônio Bandeira

Sala Antônio Bandeira

Sala Antonio Bandeira

(Fortaleza CE 1922 – Paris, França 1967). Pintor, desenhista, gravador. Inicia-se na pintura como autodidata, depois muda-se para o Rio de Janeiro e Paris. Esteve presente na exposição de inauguração do Mauc e em sua sala conta com pinturas, desenhos, guaches e gravuras abstracionistas.

 

 

Sala Raimundo Cela

Sala Raimundo Cela

Sala Raimundo Cela

(Sobral, Ceará, 1890 – Niterói, Rio de Janeiro, 1954). Pintor, gravador, professor de gravura em metal. Com formação em Ciências e Letras pelo Liceu do Ceará, muda-se em 1910 para o Rio de Janeiro. Estuda na Escola Nacional de Belas Artes e entre 1920 e 1922, viaja a Paris para aperfeiçoar-se. Suas obras retratam a paisagem e as figuras populares do Ceará.

 

 

Sala Descartes Gadelha

Sala Descartes Gadelha

Sala Descartes Gadelha

(Fortaleza, Ceará, 1943). Pintor, desenhista, escultor e músico. Expressionista, retrata em sua obra as temáticas sociais, culturais, religiosas e literárias da sociedade cearense. Apresenta através de desenhos, pinturas e esculturas a desigualdade social, a devoção fervorosa a São Francisco das Chagas e ao Padre Cícero; a formação do Arraial de Canudos sob a liderança de Antonio Conselheiro, o universo dos catadores do Jangurussu e os contos de Moreira Campos.

 

 

 


 

Funcionamento Mauc

Segunda à sexta-feira, exceto feriados – das 8h às 12h e das 13h às 17h (entrada até 15 minutos antes do encerramento)
Em sábados previamente divulgados – das 9h às 13h

Av. da Universidade, 2854 – Benfica
Aberto ao público | Entrada e estacionamento gratuitos

Observação: para a visita de grupos com mediação do Núcleo Educativo do Mauc, é necessário agendar através do formulário disponível no menu “Visitas Mediadas“.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo