2019.08 – Amantes da literatura podem apreciar releituras de obras de autores brasileiros através do bordado
Nos 100 anos de nascimento de Moreira Campos, importante contista cearense, o Acervo do Escritor Cearense e a Biblioteca de Ciências Humanas promoveram de 2 a 6 de junho de 2014 a realização de uma oficina que uniu literatura e bordado. Os participantes tiveram a oportunidade de bordar personagens ou cenas da obra do contista, conforme a impressão que ela deixava em seu espírito.
Os trabalhos produzidos durante a oficina foram apresentados ao público no encerramento dos Encontros Literários de 2014.
Foi assim que nasceu o Grupo de Literatura e Bordado Iluminuras, que é coordenado pela Profª. Neuma Cavalcante, do Departamento de Literatura da UFC.
Vinculado à Biblioteca de Ciências Humanas como projeto de extensão do Acervo do Escritor Cearense, o Grupo já transformou em bordado personagens e cenas das obras de Patativa do Assaré, Natércia Campos, José de Alencar, Rachel de Queiroz, Guimarães Rosa, além de bordar os fatos narrados na carta que Pero Vaz de Caminha escreveu ao rei de Portugal.
De 10 de junho a 19 de julho deste ano, nossos visitantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o excelente trabalho realizado pelo Grupo em 109 telas produzidas com muita arte e criatividade na exposição “Iluminuras: literatura e bordado”. Com linhas de diversas cores, o Grupo fez uma releitura incrível das obras aqui mencionadas, encantando os mais diversos públicos com seu grande talento na arte de bordar.
Fotos, notícias e eventos sobre este rico trabalho você pode encontrar no perfil do Grupo no Facebook: www.facebook.com/grupoiluminuras. Confira!!!
Por Carlizeth Campos, Assistente Administrativa do Museu de Arte da UFC.