2020.02 – Museu de Sobral resgata a memória de um fenômeno astronômico que ocorreu há mais de 100 anos

Imagine olhar para o céu e perceber que a luz do sol foi totalmente coberta, tornando parte do dia escuro! Isso se dá em razão do eclipse solar, fenômeno astronômico ocorrido pela interposição da Lua entre o Sol e a Terra.
Um dos eventos desta natureza que ficou para a história ocorreu no dia 29 de maio de 1919 no município cearense de Sobral.
O físico, matemático e astrônomo inglês Arthur Eddington (1882-1944) organizou duas expedições astronômicas para observar o fenômeno. Uma delas, liderada pelo astrônomo brasileiro Henrique Morize veio para Sobral; a outra, comandada pelo próprio Eddington, foi à ilha do Príncipe, localizada no golfo da Guiné e hoje pertencente à República Democrática de São Tomé e Príncipe. Os resultados obtidos durante as observações foram divulgados pelos jornais da época em novembro do mesmo ano, confirmando a veracidade da Teoria Geral da Relatividade, desenvolvida pelo físico alemão Albert Einstein.
Para comemorar os 80 anos desse importante fenômeno científico, a Prefeitura Municipal de Sobral inaugurou no dia 29 de maio de 1999 o Museu do Eclipse, que há mais de 20 anos vem aproximando gerações do evento que marcou a história de Sobral e trouxe grandes avanços para a Astronomia e ciências afins.
A Instituição dispõe de um complexo que inclui o Observatório Astronômico Henrique Morize, que conta com um simulador de eclipses, réplicas de planetas e satélites do Sistema Solar e diversos outros materiais científicos e astronômicos utilizados nos estudos de ciências das escolas da região. O acervo da exposição permanente dispõe de fotos dos cientistas e instrumentos por eles utilizados durante as observações, além dos jornais que noticiaram o fenômeno e de painéis contendo mapas e fotos que retratam a cidade de Sobral da época. Passando pela cidade, não deixe de visitar o Museu do Eclipse e conhecer de perto o rico trabalho por ele realizado em prol da divulgação do evento que ocorreu há mais de 100 anos! Endereço: Praça Oswaldo Rangel (Praça do Patrocínio), s/n, Sobral/CE.
Maiores informações no perfil da Instituição no Facebook:: https://www.facebook.com/eclipse.1919.

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.

19.02.2020